SAMIR CARVALHO

SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Ricardo Gomes é o novo diretor executivo de futebol do Santos, cargo que estava livre desde a demissão de Gustavo Vieira de Oliveira, em fevereiro. O ex-zagueiro assinou contrato com o clube paulista nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. Ele será apresentado nesta quinta-feira (21), às 14h, no Business Center, espécie de sede do alvinegro praiano em São Paulo.

Ricardo Gomes receberá R$ 150 mil mensais e ainda pediu alguns “gatilhos” para ganhar mais em caso de objetivos alcançados –entre eles títulos, colocações do time nas competições e até revelações e vendas de atletas.

O acordo será de um ano, com a opção de renovação por mais uma temporada. Ricardo Gomes ficará responsável pelo futebol profissional e pelas categorias de base do clube. Hoje, o time conta com o também ex-jogador William Machado como gerente técnico, Sérgio Dimas como gerente administrativo e Diogo Castro como coordenador.

O ex-zagueiro já trabalhou como dirigente no Vasco. Como treinador, Ricardo Gomes acumula passagens por Vasco, São Paulo, Flamengo, Fluminense e Botafogo. No ano passado, ele foi demitido do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e está agora desempregado.

Além disso, o ex-zagueiro também conhece muito bem o treinador do Santos, Jair Ventura. Os dois trabalharam juntos no Botafogo. Entre 2015 e 2016, Jair era auxiliar de Ricardo Gomes no clube do Rio de Janeiro.

O Santos volta aos gramados oficialmente para o clássico contra o Palmeiras, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo está marcado para o dia 19 de julho, no Pacaembu. Antes disso, a equipe santista tem amistosos no México: contra e Monterrey, no dia 7 de julho, e Querétaro, dia 10 de julho.