O governador Beto Richa disse nesta quarta-feira (31/07) que solicitou à Procuradoria Geral do Estado que tome as medidas necessárias para sustentar a constitucionalidade da implantação do Tribunal Regional Federal (TRF) no Paraná. Richa anunciou esta iniciativa durante reunião, no Palácio Iguaçu, com o deputado federal André Vargas e o senador Sérgio Souza, com a participação de representantes de diversas entidades do Paraná.

Os parlamentares estão mantendo encontros com os governadores dos Estados que terão os novos Tribunais Regionais Federais (Paraná, Minas Gerais, Bahia e Amazonas) para articular uma mobilização para derrubar a liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que impede a implantação dos TRF.

Estou inteiramente na defesa dos interesses do Paraná e do Brasil. Vamos vencer essa batalha, disse Richa. Além do meu empenho pessoal, solicitei à Procuradoria Geral do Estado medidas que sustentem a constitucionalidade da implantação do Tribunal Regional Federal, afirmou o governador.

A PEC que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª. Região, com sede no Paraná, foi promulgada em junho. Mas a implantação dos TRF foi impedida por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pela Associação dos Procuradores Federais, junto ao STF. A ação obteve liminar do presidente do Supremo.

O Procurador Geral do Estado, Julio Cesar Zem Cardozo, explica que, ainda nesta semana, a PGE entrará na mesma Adin, na condição de “amicus curiae”, para agregar elementos novos que fundamentem a decisão mais acertada sobre a matéria.

O argumento é que a Associação dos Procuradores Federais não tem legitimidade para propor a ADIN, porque não há pertinência temática entre a PEC que criou os TRF e a entidade, disse Júlio. “A associação nacional tem legitimidade para propor ações diretas de inconstitucionalidade somente em questões de interesse direto da entidade”, explica o procurador.

MAIS ATIVO – Participaram do encontro do governador Beto Richa o ex-governador Orlando Pessutti; os deputados federais Rosane Ferreira e André Zacarow, e o deputado estadual Reinhold Stephanes Junior; o vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Ricardo Rachid de Oliveira; o presidente da Associação Paranaense de Juízes federais, Antonio Cesar Bochinek, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, da Associação Comercial do Paraná e do Movimento Pró-Paraná.

AGILIDADE- Os Tribunais Regionais Federais são a segunda instância da Justiça Federal. Hoje existem apenas quatro TRF. As ações originadas no Paraná correm no TRF de Porto Alegre. O TRF 6º Região, que será instalado em Curitiba, atenderá, também, os processos de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Segundo o deputado André Vargas, a criação dos novos Tribunais Regionais se justifica pelo acúmulo de demanda, que emperra o andamento dos processos. São mais de 1,1 milhão de processos no Brasil, grande parte deles relacionada a questão da previdência. São ações de interesse do cidadão comum, que precisam de mais agilidade nas suas questões, afirmou ele.

O deputado André Vargas e o senador Sérgio Souza informaram que, ainda nesta quarta-feira, terão encontros com os governadores da Bahia, Jaques Wagner, e de Minas Gerais, Antonio Anastásia. Nesta quinta-feira (01) o Congresso Nacional realiza ato de mobilização em favor da implantação dos TRF.

No encontro com Richa foi destacada a forte participação do Paraná na luta pela criação do Tribunal Regional Federal. É uma causa de mais de 20 anos, abraçada por lideranças políticas, Ordem dos Advogados do Brasil, entidades de todos os setores, disse Richa. O ex-governador Orlando Pessutti lembrou que Beto Richa participa de ações em favor do TRF desde quando era deputado e depois prefeito de Curitiba.

Logo após a promulgação da PEC que cria o TRF, Beto Richa anunciou que o Estado vai ajudar a implantar a sede da instituição, a fim de agilizar o início das atividades.