RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – No primeiro dia para valer da chave principal do Rio Open, já que a segunda-feira (18) foi marcada por fortes chuvas que impediram a realização da rodada, o torneio já perdeu 6 dos seus 8 cabeças de chave.


A principal surpresa desta terça (19) foi a derrota do maior favorito, o austríaco Dominic Thiem, oitavo colocado do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), para o sérvio Laslo Djere, 23, número 90 do mundo.


Irreconhecível, o campeão do Rio Open de 2017 e finalista de Roland Garros no ano passado foi eliminado no saibro do Jockey Club em sets diretos (duplo 6/3).


Thiem se juntou aos italianos Fabio Fognini (cabeça de chave número 2) e Marco Cecchinato (3), ao sérvio Dusan Lajovic (6), ao tunisiano Malek Jaziri (7) e ao chileno Nicolas Jarry (8) na surpreendente lista de favoritos eliminados logo na estreia.


Apenas o português João Sousa (cabeça de chave 5) confirmou o favoritismo na primeira rodada. A noite desta terça ainda terá a partida entre o argentino Diego Schwartzman (atual campeão e cabeça de chave 4) e o uruguaio Pablo Cuevas, vencedor em 2016.


Sem a presença dos principais atletas do ranking nas oitavas de final, a chave ficou aberta para azarões, e nessa lista está o brasileiro Thiago Monteiro (126º). Após vencer o português Pedro Sousa (99º) na estreia, ele enfrentará o esloveno Aljaz Bedene (83º) na segunda rodada.


O começo do Rio Open também foi bom para jovens promessas, como o espanhol Jaume Munar, 21 anos e 66º colocado do ranking, e o canadense Felix Auger-Aliassime, 18, que entrará pela primeira vez no top 100 na próxima semana.


Na tranquila vitória sobre Fognini (6/2 e 6/3), o canadense jogou muito solto e conquistou, além do triunfo mais expressivo da sua carreira, o público da acanhada quadra 1.