Daniel Castellano/SMCS/Arquivo – Em uma semana

A secretaria da Saúde do Paraná confirmou mais 26 casos de sarampo desde a última semana. Até o dia 21 de setembro, os números são de 39 pacientes com a doença, 217 em investigação e 37 já descartados. De todos os casos confirmados, 34, ou 87,1%, estão na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), sendo 28 na Capital. Outros casos são de Campina Grande do Sul (1 caso), Campo Largo (1), Colombo (2), Curitiba (28), Fazenda Rio Grande (1), Pinhais (1). Completam a lista Ponta Grossa (1), Maringá (2), Rolândia (1) e Jacarezinho (1).

Até ontem, Curitiba registrava 28 casos de sarampo no município neste ano — 14 deles são novos. Isto representa 71,7% de todos os casos confirmados. Do total de casos confirmados, 13 são importados (a maior parte a provável fonte de infecção foi São Paulo), em 11 a transmissão foi secundária (quando uma pessoa com caso importado transmite para outra que não viajou) e em 4 a fonte de infecção está em investigação.

“A nossa preocupação continua e está maior nesse momento que identificamos casos de pessoas contaminadas no Paraná, sem sair do Estado. Isso demonstra que o vírus já está circulando por aqui”, ressalta o secretário da Saúde, Beto Preto.
Além dos casos confirmados, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba investiga, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), cerca de uma centena de casos suspeitos da doença no município – grande parte só pode ser descartada ou confirmada, após a realização de segunda coleta de exame, após 15 dias.

Em caso de suspeita de sarampo, a Secretaria Municipal da Saúde alerta sobre a necessidade de informar corretamente ao serviço de saúde em que se buscar atendimento (seja da rede pública ou privada) sobre todas as pessoas com as quais houve contato antes, durante e após a apresentação dos sintomas da doença.