José Fernando Ogura / Acervo EPR

Verão, início de ano, férias. Para quem ainda pensa em algum passeio nestes primeiros dias de 2020 com as crianças, as cidades do Paraná oferecem opções. Entre elas, “santuários” de animais pouco conhecidos, passeios pela história e até pelas técnicas que transformam plantas em formas animais.
Muita gente desconhece mas a vida animal pode ser encontrada e contemplada em todas as regiões do Estado, seja no Litoral, onde Paranaguá tem um aquário bem estruturado e onde é possível ver espécies marítimas só vistas na televisão.
É um passeio ideal para quem está no Litoral aproveitando os dias de praia nas cidades vizinhas, como Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, ou a história em Antonina e Morretes.

Em Toledo, no Oeste, o Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli também apresenta para o visitante as espécies que vivem nas bacias hidrográficas dos rios Paraná, Iguaçu e Amazonas. Toledo e região tem outros atrativos, como a boa gastronomia e compras. Cascavel também se destaca na região.
Ainda no Oeste, Foz do Iguaçu tem aves em abundância que completa o passeio de quem vai até as Cataratas do Iguaçu. O Parque das Aves é um verdadeiro santuário de mais de 150 espécies.

O roteiro sugerido tem ainda outra forma de apresentar os animais da nossa fauna. Em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado, um zoológico recebe animais vítimas de maus-tratos. Há onçaas, pumas e até jacarés.
Em Piraí do Sul, nos Campos Gerais, além dos animais típicos da nossa fauna com que o visitante pode cruzar, ainda há pinturas rupestres centenárias que mostram os animais que caminhavam pelo Paraná centenas de anos atrás.
Em Tupãssi, os animais são retratados na forma de uma técnica chamada topiaria, onde, com muita arte, a vegertação ganha forma e vida.

Curitiba
Claro que quando se fala em vida animal, Curitiba não fica fora. Com entrada gratuita e mais de 1,5 mil animais na área de exposição, além de um belo passeio, o zoo é uma verdadeira sala de aula a céu aberto. Em 2018, quase 642 mil pessoas visitaram o local, um número recorde. Mais de mil alunos participaram de visitas orientadas e outros 953 de Acantonamentos Ecológicos.
No dia 20 de dezembro fpoi autorizada uma verba de R$ 7 milhões do orçamento para a licitação das obras de revitalização do espaço. O edital deve ser lançado no início de 2020.


Fabio Ulsenheimer

Toledo
Toledo mantém o Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli. O espaço foi construído a partir da estrutura da Concha Acústica Bonifácio Dewes. A área física tem 410 m2 e nove tanques de água doce, com peixes de diferentes portes, hábitos e espécies. No local, há também um aquário marinho, com peixes exóticos e diversos corais. Ao todo, estão expostas mais de 60 espécies, originárias das bacias hidrográficas dos rios Paraná, Iguaçu e Amazonas.

Divulgação/Unisep

Dois Vizinhos
Dois vizinhos, no Sudoeste paranaense, abriga o Zoo Unisep, com mais de 370 animais de 100 diferentes espécies, entre tigres, onças, pumas, jacarés e pássaros, muitos deles transferidos de outras regiões do país, como o Acre, no extremo Norte do País. O espaço trata e recupera animais vítimas de maus-tratos e tráfico. É uma ótima forma para ensinar às crianças a importância de tratar bem os bichinhos e cuidar da nossa fauna.

José Fernando Ogura / Acervo EPR

Foz do Iguaçu
O Parque das Aves em Foz do Iguaçu une ecoturismo e conservação ambiental. Imensos viveiros proporcionam um conhecimento básico de aproximadamente 1300 aves, de 150 espécies, oriundas do Brasil, África, Ásia e Austrália. A cada ano mais de 700 mil pessoas visitam o Parque das Aves. O Parque está localizado em uma área de mais de 16 hectares de mata, estrategicamente localizada entre o rio Iguaçu e a rodovia que leva às Cataratas.

Toninho Anhaia / Prefeitura de Piraí do Sul

Piraí do Sul
Piraí do Sul está localizada na região turística de Campos Gerais, a 180 quilômetros de Curitiba. A cidade conta com muitos atrativos turísticos, entre eles, o Santuário Nossa Senhora das Brotas, onde o visitante vai encontrar pinturas rupestres retratando animais. Além disso, pode ver bugios, curucaca, garça, esquilos, quero-quero e outros animais e aves. Na Floresta Nacional de Piraí do Sul, também abriga espécies ameaçadas.

Divulgação Aquário de Paranaguá

Paranaguá
Dividido em três andares, o Aquário de Paranaguá abriga animais de diversas espécies, em sua maioria oriundos do litoral paranaense. Ao todo, o espaço conta com mais de 26 recintos habitados por exemplares da fauna paranaense e alguns outros animais exóticos como o tubarão-bambu, encontrado no Japão, o jacaré de papo amarelo, do Pantanal, e outros répteis.

Prefeitura de Tupãssi


Tupãssi
Você já ouviu falar em topiaria? É uma técnica de jardinagem que converte arbustos em formas artísticas. Em Tupãssi, o turista poderá encontrar pela cidade diversos animais oriundos dessa habilidade com a tesoura de poda, cenários dignos de uma selfie. Outra atração “animal” é o Oásis. Situado no coração de Tupãssi, a vegetação, o pequeno lago e os peixes ornamentais encontrados no Oásis abrilhantam a paisagem e garantem boas recordações.