Não tem mais roupa de sair, de ficar em casa e roupa de ir pra academia. Os códigos caíram em desuso. Existem roupas. E se você quer entender o que dá para fazer com elas, corra para as ruas. É lá, na vida real, que os looks acontecem. Tanto que as grandes maisons se inspiram no street style para criar seus lançamentos. A lógica mudou e, agora, é a Louis Vuitton, por exemplo, quem busca a musa pop Rihanna para assinar uma colab.
O estilo das ruas não respeita tendências, mas depende de conforto. E conforto, nos dias de hoje, é luxo. É por isso que todo mundo caiu de amores pelos tênis, ou sneakers. Com eles, todo o universo sportwear foi revisitado, adaptado e combinado às roupas de outra natureza. Daí vêm os moletons com alfaiataria, jaquetas corta-vento com saias lápis, sapato de salto e calça esportiva, cores chamativas em roupas “de sair”, tecidos tecnológicos no lugar dos tradicionais. Isso sem contar elásticos, zíperes, rebites, capuzes e listras que renovam peças triviais.
E com essa nova dinâmica no guarda-roupa, até mesmo a ideia de hi-low teve de ser adaptada. É que é muito difícil hoje em dia saber, de cara, o que é high e o que é low, no que se refere a valores. O mercado voou para se adaptar e, hoje, há opções baratas de peças caras e ao contrário. Falta de grana não é motivo para não se jogar nesse laboratório divertido da moda. Inserir o sportwear no dia a dia é um jeito legal de começar.

Divulgação/Louis Vuitton

Olha a Rihanna para a Louis Vuitton, com calça largona, pochete, saltos altos e monocromática. É ou não é uma reinvenção?

Reprodução/Pinterest

Tênis e camiseta com saia de paetê e casaco de alfaiataria convivem numa boa

Reprodução/Pinterest

Essas jaquetas corta-vento viraram mania entre as fashionistas, ainda mais assim, com saia lápis e scarpin. Outro jeito é usá-las com cinto

Reprodução/Pinterest

Até a bermuda de ciclista veio parar nas ruas. E de preferência assim, com blazer bem tradicional

Reprodução/Pinterest

Calça de agasalho com listra na lateral é item básico, ainda mais quando combinado com botinha de salto e jaqueta de couro ou camisa clássica