Ricardo Marajó

A Rua da Cidadania Fazendinha/Portão completou 24 anos. Criada em 5 de julho de 1996, essa rua é uma das nove administrações regionais que representa o governo municipal nos bairros da capital.

O equipamento atende uma região habitada por 243 mil curitibanos, nos bairros Água Verde, Campo Comprido (Sul), Fazendinha, Guaíra, Parolin, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel.

A estrutura está localizada na Rua Carlos Klemtz, 1700, ao lado do Terminal Fazendinha, mas a ideia inicial era outra. Quem conta é o primeiro administrador regional, Pedro Gunha.

“A ideia inicial era construir a rua ao lado do Terminal do Portão. Em uma reunião ocorrida em 1994 eu sugeri ao prefeito Rafael Greca e ao Mauro Magnabosco (Ippuc) se não seria melhor construir a rua no bairro do Fazendinha”, disse.

Depois disso não se falou mais sobre o assunto. Alguns meses depois, Pedro Gunha conta que teve que ir ao Ippuc para uma reunião.

“Eu já estava de saída, quando me pediram para esperar um pouco. Então me deram um envelope e dentro dele estava o projeto da Rua da Cidadania no bairro Fazendinha. Foi uma grande alegria”, relembra o administrador decano.

Um lugar, múltiplos serviços
Dados de novembro do ano passado apontam que a maior demanda da população da região foi pelos serviços da Junta de Serviço Militar.

O núcleo da Secretaria Municipal de Finanças, Sine (Sistema Nacional de Empregos), Urbs (transporte coletivo), Copel e Sanepar também foram bastante procurados no período, que registrou 36,8 mil atendimentos em toda a estrutura.

“Em tempos normais, o equipamento realiza em média 35 mil atendimentos mensais. Isso só é possível com a dedicação de cada servidor, que se dedica e presta seu valoroso trabalho diariamente fazendo a nossa rua pulsar e facilitando a vida dos cidadãos”, comentou.

Esporte, cultura e muito mais
Também compõem a rede atendimentos na Rua da Cidadania da Fazendinha, as secretarias de Governo Municipal, Educação, Segurança Alimentar, Esporte, Lazer e Juventude, Urbanismo, Saúde e Defesa Social. Além dos núcleos da Fundação de Ação Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e Instituto de Identificação do Paraná.

“Este ano não tivemos uma festa à altura desse importante equipamento público devido à pandemia. Mas estamos comemorando em nossos corações e pensamentos para que possamos atravessar mais rápido possível este momento”, finalizou Gunha.