Luiz Costa/SMCS

As cerca de 500 pessoas atendidas, mensalmente, no posto do Instituto de Identificação da Rua da Cidadania do Pinheirinho agora têm mais conforto na hora de tirar a primeira carteira de identidade (RG) ou solicitar a segunda via.

O serviço passou a ocupar, nesta quarta-feira (24/7), um local mais amplo no térreo do espaço da Prefeitura.

“A população já contava com um atendimento informatizado e agora também começa a frequentar um posto totalmente novo na Rua da Cidadania”, destaca Reinaldo Boaron, administrador regional do Pinheirinho.

Ele lembra que o serviço é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado. A equipe é formada por funcionários da Guarda Municipal e da Polícia Civil do Paraná.

Agendamento
Chefe do posto do Instituto de Identificação na Regional Pinheirinho, o papiloscopista Luciano Torres explica que os agendamentos para emissão de primeira e segunda vias do RG devem ser feitos pelo site do Instituto de Identificação do Paraná.

“Durante o atendimento no posto, a equipe faz a coleta das digitais, tira a foto digital na hora e faz o cadastro dos dados da pessoa”, conta ele.

O primeiro RG é gratuito e a segunda via tem uma taxa (R$ 35,55). Além da emissão da carteira de identidade, também é possível requerer no local a certidão de antecedentes criminais de outros estados.

Nesta quarta-feira (24/7), William Ribeiro levou os filhos Rafael, 4 anos, e Mateus, 6 anos, para fazer as primeiras carteiras de identidade no novo posto do Instituto de Identificação no Pinheirinho.

“O agendamento é muito simples pela internet e fomos muito bem atendidos aqui”, contou o pai dos meninos.

Ele parabenizou a Prefeitura e a Polícia Civil pela transferência para o novo espaço. “Não sei como era antes, mas aqui está muito bom”, afirmou Ribeiro, que precisou tirar os documentos dos garotos para uma futura viagem em família.

Serviço
O novo posto do Instituto de Identificação funciona, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, no térreo da Rua da Cidadania do Pinheirinho. O agendamento pela internet deve ser feito no site. A página também traz os documentos que precisam ser apresentados na hora do atendimento presencial. A entrega do RG é feita no próprio posto.