Dar visibilidade para os artistas locais e também para a indústria têxtil da região são os alvos da segunda edição do Boqueirão Fashion Day. Os desfiles serão a partir das 19 horas de hoje (sexta-feira, 20), na Rua da Cidadania do Boqueirão. Sucesso de público no ano passado, o evento ganhou reforço ainda mais profissional e vai contar com modelos e estilistas de grande experiência no mundo da moda.
O responsável pelo desfile coordenado pela Regional Boqueirão é o produtor Victor Sálvaro, curitibano que trabalha há 20 anos com eventos, cultura, moda, beleza e marketing. No currículo de Sálvaro constam participações no Elite Look of the Year (um concurso internacional de modelos realizado desde 1983 em diversos lugares do mundo), além de várias exposições de fotos e arte nos principais shoppings da capital. São dele a curadoria das roupas e a produção dos editoriais de fotografia do Fashion Day. 
Idealizada pelo prefeito Rafael Greca, a iniciativa busca promover e fortalecer a indústria têxtil do bairro, um forte polo do setor, concentrado principalmente na Rua Bley Zorning e seus arredores. O evento conta com o apoio do Sindicato de Modelos do Estado e de mais de dez lojistas do ramo têxtil da região. 

Os desfiles
O primeiro se chama “#CuritibaSuaLinda” – e terá uma coleção de camisetas, moletons e vestidos com detalhes pitorescos da cidade, além de joias desenvolvidas com a temática pinhão.
A marca de roupas WE ROCK, que nasceu no Boqueirão, é a responsável pela confecção das roupas.  A coleção estampará marcas que representam, por exemplo, a maçaneta do Memorial de Curitiba, o painel do Teatro Guaíra, vitrais da Catedral e as arandelas da Rua XV.
As modelagens seguem tendências da moda. Para complementar os visuais, foi convidada a designer de joias de madeira Ellen Piragine, que criou uma coleção com pinhões que passaram por um processo de desidratação para durarem mais tempo. Assim, foram feitas joias de prata a partir da semente.
O segundo desfile vai explorar personalidades e talentos curitibanos, com uma coleção da artesã Dona Pedrina, que trabalha cachecois, echarpes e tecidos variados. Já confirmaram presença na passarela as cantoras Lais Mann, Rogeria Holtz e Michele Mara, a locutora e radialista Margot Brasil e a produtora cultura Ieda Godoy.
No terceiro desfile, as modelos apresentarão peças da coleção de vestidos de Edna Weber, mãe do ator Guilherme Weber, que é considerada umas das pessoas mais elegantes da capital. Os vestidos foram produzidos por marcas de alta costura e se caracterizam pela exclusividade dos cortes.
As roupas vão mostrar um pouco da história da moda, desde a década de 40 aos anos 80. Essa coleção composta por grandes nomes da moda como Lafitte, Guilherme Guimarães, Denner, Conrado Segretto, entre outros.
O desfile de encerramento vai destacar os produtos da Rua Bley Zorning, com uma coleção exclusiva para o Boqueirão Fashion Day produzida a partir das peças das lojas têxtil da região.
Victor Sálvaro visitou todas as lojas e escolheu os tecidos de uma cartela de cores que segue a tendência do inverno. “O evento não tem a finalidade de lançar moda, e sim, apresentar criações dos nossos artistas da moda local”, conta o produtor.
Sálvaro convidou desde estudantes de moda recém-formados a grandes marcas e estilistas que tem seus produtos comercializados pelo mundo afora para confeccionar as peças. “A coleção criada para o Boqueirão Fashion Day traz uma moda democrática. Os profissionais foram brifados e instruídos a criarem peças comerciais, pois depois do desfile elas serão doadas para um projeto social”, afirma.  

Capacitação
Além dos desfiles, serão realizadas, no período da tarde, seis palestras com representantes da Aetex (Associação dos Empresários Têxteis de Curitiba e Região), JM Consultoria, AAB Design Moda, Sebrae e Senai. Serão abordados temas como moda e tecelagem, aprimoramento do visual de uma loja, modelagem, identidade brasileira na moda e empreendedorismo – temas importantes para desenvolvimento do negócio da moda. Todas acontecem no mesmo dia e serão divididas em duas salas.

Valorização
O Boqueirão é um polo têxtil. De acordo com um levantamento do Ippuc, o bairro é o terceiro maior em número de empresas da capital. São 11.112 nos setores da indústria, comércio e serviços. O bairro reúne lojas e distribuidoras de tecido e roupas prontas, aviamento e maquinário, malharias e tecelagens, estamparias. Os empresários fazem parte de um universo econômico dos mais relevantes da cidade.

Serviço
2° Boqueirão Fashion Day
Onde: Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430)
Quando: Hoje (20), a partir das 19 horas
Cronograma de palestras
Sala 1
14h – 16h – Como aprimorar o visual da sua loja – Por consultores do Sebrae
16h15m – 17h – Moda e Tecelagens – Por Robson Ross, da Aetex
Sala 2
14h – 14h45 – Empreendedorismo – Qual teu Propósito?  – Por Josy Medeiros, da JM Consultoria
15h – 15h45 – Identidade Brasileira na moda – Por Henrique Cabral, da AAB Design Moda
16h – 16h45 – A modelagem do vestuário no processo produtivo – Por Luciana Ikeda, do Senai
Obs: As palestras são gratuitas, mas é necessário fazer a inscrição antecipamente, pelo telefone (41) 3313-5567. As vagas são limitadas.