César Brustolin/SMCS

Nos dias 20 e 25 de setembro, moradoras da Regional Portão/Fazendinha vão participar de mais uma edição da oficina de defesa pessoal feminina. As aulas são gratuitas e acontecem na Rua da Cidadania Fazendinha. As inscrições já podem ser feitas no mesmo local e as vagas são limitadas.

A oficina conta com parceria da ONG Todas Marias, que atende mulheres vítimas de violência doméstica, Prefeitura de Curitiba e a academia Karatê Fernandes. O objetivo é ensinar as mulheres a se defender em casos de ataques ou agressões físicas.

A primeira edição da oficina aconteceu em agosto, com todas as vagas ocupadas e fila de espera para novas intervenções.

Técnica e informação

Segundo a representante da Todas Marias, Goretti Bussolo, além da grande procura pelas aulas, o sucesso do evento se dá pelo seu papel social. “Nas oficinas são ensinadas pequenas técnicas de defesa que são úteis em casos de perigo. Além disso, atua como uma forma de conscientização das mulheres”, afirmou.

Goretti explica que os dados sobre a violência são gritantes, como o divulgado pelo Relógio da Violência em que a cada dois segundos uma mulher é vítima de agressão física ou verbal no Brasil. Este, segundo ela, é um motivo a mais para continuar a iniciativa e com o apoio da Prefeitura, estendê-la para as outras regionais.

Mudança de consciência

Iara Gabriella faz parte da organização da oficina e é voluntária da Todas Marias. Para ela, aprender defesa pessoal é uma atividade fundamental para mulheres na sociedade. “As oficinas mostram às mulheres que elas não precisam aceitar agressões, que não é errado se defender”, explicou.

A iniciativa acaba atuando como uma forma de mudar a consciência das participantes. Iara complementa que a defesa não é usada apenas para casos domésticos, mas sim para a violência urbana, do dia a dia. “As agressões são tantas que às vezes passam despercebidas. Acontecem em casa e na rua”, relatou.

Serviço: Oficina de defesa pessoal feminina

Data: 20 de setembro – 14h às 16h. 
          25 de setembro – 19h às 21h
Local: Rua da Cidadania Fazendinha, Auditório lll
Instrutor: Mestre Marcos Fernandes
Inscrições: Rua da Cidadania Fazendinha, sala 29
Vagas gratuitas e limitadas