Divulgação/SMCS

O Cajuru vai ficar mais verde. Desde maio, a Prefeitura está plantando mudas de árvores à beira de onze ruas do bairro, atendendo moradores que registraram seus pedidos na Central 156.

É muito bom ver esse trabalho. A gente vê o Centro e outros bairros mais arborizados e aqui quase não tinha árvores”, diz a comerciante Eugênica Eiko Honda, que tem uma farmácia na esquina da Rua Fortaliza, que recebeu mudas de ipês amarelos.

Ao todo, serão plantadas mil árvores, de espécies escolhidas conforme a característica de cada região. Entre elas, estão ipês roxos, quaresmeiras, extremosas.
Demanda
O engenheiro agrônomo Roberto Salgueiro, responsável pelo Horto Municipal do Barreirinha, explica que o Cajuru era uma das prioridades em Curitiba.

“Era uma região realmente carente de arborização. Focamos nas áreas com mais pedidos para atender essa demanda”, explicou. “A princípio, calculamos mil mudas, mas se tiver mais demanda, é só nos avisar”, completou.

As ruas que estão recebendo os plantios são: Rua dos Ferroviários, Rua Roraima, Rua Dante Melara, Rua Miguel Caluf, Rua Luiz França, Rua Niterói, Rua Antonio Meireles Sobrinho, Rua Maceió, Rua Pedro Violani, Avenida Florianópolis e Rua Fortaleza.

Arborização

A arborização nos bairros tem papel importante na manutenção da qualidade do ar nos ambientes urbanos e reduzir a propagação do som. Também gera sombra para pedestres e protege do vento. 

A presença de árvores nas cidades também contribui para o bem-estar psicológico das pessoas e no efeito estético das vias.
Os pedidos para plantio e manutenção das árvores em vias públicas podem ser registrados pela Central 156, pelo telefone site ou pelo Aplicativo Curitiba 156.