O escritor e tradutor Rubens Figueiredo ministra uma oficina de tradução na Biblioteca Pública do Paraná em 21, 22 e 23 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até domingo (12) por meio de formulário disponibilizado no site da BPP (acesse AQUI) formulário. Serão selecionadas 30 pessoas, maiores de 18 anos, por ordem de inscrição. Junto com as informações pessoais, o candidato deve enviar a tradução de um texto sugerido por Figueiredo. Mais informações (41) 3221-4974.

Segundo Figueiredo, o curso Breve Oficina de Tradução Literária do Inglês para o Português será prático. Os participantes vão produzir a tradução dos textos originais propostos previamente e levar o resultado do trabalho para a aula. As traduções dos alunos serão examinadas e discutidas coletivamente, sob a orientação do professor. No decorrer das atividades, porém, alguns conceitos teóricos serão discutidos, sempre à luz de questões concretas.

Para os fins da oficina, não importa que o nível de experiência dos alunos em relação à atividade da tradução seja diversificado. Ao contrário, se espera que isso seja produtivo, pois, ao enfrentar problemas de tradução, o objetivo é buscar o desenvolvimento da consciência crítica relativa às escolhas envolvidas no trabalho do tradutor, diz Figueiredo.

Os textos originais serão em língua inglesa, em prosa, ficcionais ou ensaísticos, com destaque para o tratamento literário da linguagem.

Formado em Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Figueiredo é tradutor há 27 anos. Já verteu para o português obras de autores como Fiodor Dostoiévski, Leon Tolstói, Martin Amis e Philip Roth. Por sua atuação na tradução ganhou prêmios da Biblioteca Nacional, Academia Brasileira de Letras e Associação Paulista de Críticos de Arte. Sua produção de ficção inclui, entre outros livros, a reunião de contos As palavras secretas (prêmios Jabuti e Arthur Azevedo) e os romances Barco a seco (Prêmio Jabuti) e Passageiro do fim do dia (Prêmio Portugal Telecom).

Serviço
Oficina de Tradução, com Rubens Figueiredo
21, 22 e 23 de novembro, das 14h às 17h, na Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba)
Inscrições gratuitas até 12 de novembro por meio do formulário (clique aqui para acessar)
Serão selecionadas 30 pessoas, maiores de 18 anos, por ordem de inscrição
Mais informações: (41) 3221-4974