Luiz Costa /SMCS

A Secretaria Municipal da Saúde aproveita o Dia Mundial do Coração, celebrado neste sábado (29/9), para alertar sobre a importância dos cuidados para prevenir doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no mundo, e divulgar os dez mandamentos de um coração saudável (lista abaixo).

Para buscar reduzir as mortes prematuras por doenças do coração e derrames cerebrais, a secretaria criou neste ano o programa Escute o Seu Coração.

De acordo com dados do Datasus (departamento de informática do Sistema Único de Saúde), em Curitiba, no ano de 2016, as doenças do coração e derrames cerebrais foram responsáveis por 3.134 mortes (28,2%), proporção semelhante a do Paraná (28,8%), do Brasil (27,7%) e do mundo (26,8%).

Para reverter esses dados em Curitiba, o Escute o Seu Coração conta com uma linha de cuidado especial que abrange toda a rede de saúde municipal. Esta linha de cuidado estimula estilos de vida saudáveis e a promoção da saúde, a prevenção de doenças cardiovasculares, a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada e da assistência na urgência e emergência, garantindo que o paciente esteja no local certo, no momento correto. Veja mais sobre a linha de cuidado aqui

Promoção à saúde

As principais doenças associadas aos “ataques do coração” e “derrames cerebrais” são hipertensão, diabetes, obesidade e dislipidemia (excesso de gordura no sangue, como colesterol e triglicérides). Entre os fatores de risco para essas doenças estão sedentarismo, estresse, tabagismo e alimentação rica em calorias, açúcar, gordura e sal.

Por isso, a promoção à saúde é um dos principais eixos do programa Escute o Seu Coração. “Não queremos apenas tratar os doentes. Queremos evitar que as pessoas adoeçam. E evitar, também, que as pessoas que já têm doenças associadas tenham alguma piora do quadro, com consequências graves para sua qualidade de vida”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Para o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, João Vitola, o programa é inovador. “Curitiba tem sido um modelo para outras cidades do mundo em várias ações importantes e inovadoras para melhorar a vida de sua população. Na área da saúde não é diferente”, disse ele.

Portal

Para o eixo da promoção à saúde, uma das ações foi a criação do portal do Escute o Seu Coração. Neste site, é possível testar os seus hábitos, identificar o que precisa ou não ser mudado e se informar sobre um estilo de vida mais saudável.

O site traz dicas simples, que podem ser incorporadas ao dia a dia. Além disto, pelo portal é possível ter acesso a informações de serviços disponibilizados pela Prefeitura relativos à alimentação, ao esporte e ao lazer.

10 Mandamentos do Coração Saudável

1- Evite o cigarro

2- Controle seu peso

3 – Faça atividade física regularmente

4 – Cuide da pressão arterial

5 – Escolha bem seus alimentos

6 – Controle seu colesterol

7 – Reduza o stress do dia a dia

8 – Saiba se é diabético

9 – Mantenha rotinas de lazer

10 – Consulte seu médico periodicamente