Transformar uma ideia em um produto ou serviço leva tempo e dinheiro. Entretanto, de nada adianta ter uma ideia genial se ela não resolve um problema real dos consumidores. É por isso que muitas empresas estão aderindo ao Proof of Concept Design (PoC Design), um laboratório experimental, com a utilização desta prova de conceito, para testar projetos e avaliar não apenas a sua viabilidade técnica, mas se os usuários desejam a solução e se estão dispostos a pagar por ela, antes de colocá-la no mercado. A Action Labs, empresa paranaense que trabalha com uma metodologia de modelagem de negócios, produtos e serviços inovadores, desenvolveu o PoC Design. “A inovação não é um momento de genialidade, mas um resultado de uma postura de negócios e de processos que tornam a empresa ´fértil` para inovação. É preciso criar rotinas e procedimentos que colocam a inovação no dia a dia da empresa. A experimentação, rápida e com custo relativamente baixo, pode virar uma rotina de negócios para empresas de todos os portes”, comenta o diretor criativo Paulo Renato Oliveira.

O processo de aplicação do PoC Design desenvolve-se em cinco etapas:
1. Imersão: É a fase da observação, do entendimento do projeto e pesquisa com consumidores. O primeiro passo é realizar uma profunda entrevista com quem seria o usuário do produto. As respostas e os insigts referentes a comportamento e reações geram um Mapa de Empatia, que consiste em reconhecer quem é o entrevistado.

2. Ideação: É a etapa de geração de alternativas para os problemas apontados na fase da imersão.
Durante a ideação, a proposta é pensar fora da caixa, apresentando ideias sem julgamento e sem limites, para que funcionem como dicas de insights coletivos.

3. Priorização: Nesta etapa, há a concentração de esforços para a resolução dos problemas. Uma ideia mais objetiva possibilita uma mensuração mais precisa dos resultados. Saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer.

4. Prototipação: Mais importante do que provar seu funcionamento, um protótipo de PoC deve trazer respostas. O consumidor realmente está disposto a adotar esta solução? A pagar por ela? Vai utilizar o produto no seu dia a dia? Qual o modelo de negócios mais adequado?

5. Teste: É a fase em que todas as ideias são colocadas à prova, não esperando que elas estejam certas, mas que levem mais perto da verdade. Os testes em uma Prova de Conceito devem ser sempre considerados como meio do caminho, e não fim. O retorno do teste deve ser de “próximos passos” e não de “deu certo” ou “deu errado”.


Curtas:

  • Franquias de baixo investimento e rápido retorno atraem cada vez mais empresários. Exemplo é o Grupo Carro e Sofá Limpo (CSL), que chega ao quarto ano de atividade com presença em 15 estados e 395 municípios, somando 44 franqueados. Com serviços de higienização e impermeabilização de estofados e carpetes, residenciais, comerciais e automotivos, o grupo realiza, mensalmente, 1,6 mil atendimentos.
  • O Extra e o Pão de Açúcar estão com 110 vagas de trabalho abertas em Curitiba. São 50 vagas para operador de loja e 60 para açougueiro. Para se candidatar, os interessados devem ter ensino fundamental completo e mais de 18 anos. É necessário acessar o site www.gpabr.com/vagas e clicar em “Veja nossas vagas”. Depois o interessado deve pesquisar a vaga pretendida, selecionar a região escolhida e clicar em “Cadastrar-se e candidatar-se”.
  • Não só após o expediente, mas no horário do almoço jogar sinuca para combater estresse e melhorar a produtividade, além de boas conversas com pessoas de bem. Com esta ideia na cabeça, o publicitário do Bar do Claucio inaugurou há pouco mais de um ano um espaço diferenciado que oferece duas mesas oficiais para apreciadores. Cada vez mais frequentado por profissionais que trabalham ou moram na região, próximo ao Angeloni Água Verde. Segundo Claucio,”As grandes empresas estão incentivando que seus funcionários pratiquem jogos e ações revigorantes na hora do almoço”.Rua Cel Otoni Maciel,22-Água Verde.

Frase:

“Caso eu vier a ter certezas, elas serão o sepulcro das minhas dúvidas e da minha alegria de pensar”
(Malu Schneider)