O governador Beto Richa sancionou nesta terça-feira (29) a lei que eleva o município de Nova Aurora à comarca. Localizada no Oeste do Paraná, Nova Aurora passará a ter um juizado de primeira instância e atenderá cerca de 30 mil pessoas, do próprio município e de Cafelândia e Iracema do Oeste. 

A solenidade foi no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, do prefeito de Nova Aurora, José Aparecido de Paula e Souza, deputados estaduais e lideranças municipais. 

Um dia muito especial na história de Nova Aurora, afirmou o governador Beto Richa. Uma conquista merecida desta cidade pujante, que cresce com os esforços do seu povo, disse o governador. Richa destacou a agilidade na aprovação da lei. O esforço entre os poderes foi para beneficiar a população, que não poderia mais esperar. Me sinto muito feliz por ser o governador que sanciona esta lei, acrescentou. 

O projeto de lei foi enviado pelo poder judiciário à Assembleia Legislativa há duas semanas. A proposta foi apreciada e aprovada pelos deputados nesta terça-feira e, na sequência, encaminhada ao governo para sanção. O governador sabe da necessidade desta comarca para fortalecer o elo de nossa região. É um pedido muito antigo da região, disse o prefeito José Aparecido de Paula e Souza, Pecinha. 

Como comarca, Nova Aurora deixa de ser distrito judicial de Formosa do Oeste. A medida vai agilizar a resolução de processos judiciais nas três cidades. Essa comarca vinha sendo pleiteada há muitos anos. A população está emocionada, declarou Valdir Stefanello, agropecuarista que representou na solenidade a população de Nova Aurora. A lei deve ser publicada no Diário Oficial do Estado do Paraná nos próximos dias. 

Para ser elevada à comarca, a cidade precisa ter uma população de no mínimo 15 mil habitantes, movimento forense anual de pelo menos 200 feitos judiciais e uma receita tributária municipal superior a três mil vezes o salário mínimo vigente na capital do Estado. 

Participaram da solenidade os deputados estaduais Adelino Ribeiro, André Bueno, Leonaldo Paranhos e Nereu Ramos.