O meia-atacante Leroy Sané deve desfalcar o Manchester City até fevereiro, revelou o técnico Josep Guardiola nesta sexta-feira. O jogador, um dos trunfos da equipe inglesa na vitoriosa temporada passada, sofreu lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito no fim de semana.

“Provavelmente, ele estará de volta com a gente em fevereiro ou março. Normalmente, neste tipo de lesão, são seis ou sete meses de recuperação”, disse o treinador. O departamento médico ainda não apontou um prazo específico para o processo de reabilitação do alemão, que será operado na próxima semana.

Assim, o Manchester City não terá um dos seus principais jogadores durante ao menos metade da temporada. “É uma notícia incrivelmente ruim para nós. Nas últimas três pré-temporadas, tivemos lesões de ligamento”, lamentou Guardiola, referindo-se às contusões semelhantes sofridas por Ilkay Gündogan e Benjamin Mendy nos últimos anos.

Com a experiência de já ter passado por baixas como esta, o treinador disse ter um plano para suprir a ausência de Sané. Mas não revelou detalhes. “Nós temos um plano. Anteriormente, perdemos Gündogan e Mendy e jogamos com Fabian Delph ou Oleks Zinchenko e nos saímos muito bem.”

Mesmo sofrendo com baixas na temporada passada – outra importante foi a do belga Kevin de Bruyne, desfalque durante boa parte do Inglês -, o City faturou a Triple coroa nacional ao se sagrar campeão do Inglês, da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa.

Em outro anúncio importante, Guardiola disse que o novo capitão da equipe será o meia espanhol David Silva. Ele vai substituir o zagueiro belga Vincent Kompany, que deixou o clube inglês para voltar ao futebol do seu país, onde atuará como jogador e integrante da comissão técnica do Anderlecht.

“David Silva será o nosso capitão. Na sua ausência, assumem a braçadeira Fernandinho, Kevin De Bruyne e Sergio Agüero. O capitão conhece o clube, o Campeonato Inglês. Tem grande respeito”, disse o treinador, ao explicar que a decisão sobre o capitão foi tomada pelo elenco. “Ele será um bom capitão.”

O Manchester City vai iniciar sua defesa do título inglês contra o West Ham no sábado, fora de casa.