AEN

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, a prefeita de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, Marli Paulino, a vice Rosa Maria, e o diretor de Obras, Marcio Diniz, acompanharam quarta-feira o serviço de desassoreamento do Rio Iraí, que está sendo feito pela Sanepar. O diretor de Investimentos, Joel de Jesus Macedo, o gerente da Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, e engenheiros da Companhia também estavam presentes.

Esse trabalho complementa a ação de limpeza dos rios que já vem sendo feita pela Prefeitura nos rios Palmital e Atuba. Com início da dragagem em janeiro, a Sanepar já retirou 3,7 mil m³ de lodo do Iraí e deve concluir o serviço em agosto.

A previsão é que seja retirado do rio um total de 23 mil m³ de resíduos, que estão sendo levados para uma área licenciada do município. A dragagem será feita numa extensão de 1.300 metros do rio, à jusante da captação de água da Sanepar, e vai contribuir para aumentar a vazão do rio e diminuir os alagamentos em dias de chuva.

“Pinhais sempre sofreu com alagamentos. Essa limpeza é um exemplo da parceria do Município, o Governo do Estado e a Sanepar, que vai trazer mais tranquilidade para os moradores da região. E a comunidade também tem que fazer a sua parte não jogando lixo”, disse a prefeita Marli Paulino.

A vice-prefeita afirma que o desassoreamento é uma das obras de infraestrutura mais importantes da administração, que vai ajudar também a população de Piraquara.

Para o presidente da Sanepar, a ação da Companhia complementa o grande trabalho que o Município já vem fazendo com o desassoreamento dos rios Palmital e Atuba. “Manter limpo um corpo hídrico, que é um corpo vivo, é da maior importância para a Sanepar, que capta água dos rios e faz o tratamento para abastecer a população”, disse.

Além da limpeza dos rios, a Sanepar irá fazer a recuperação e a recomposição vegetal das margens do Iraí.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO – A Sanepar também está fazendo obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Pinhais. Com investimentos de R$ 8,6 milhões, estão sendo assentados 48 km de rede coletora de esgoto, que vão atender mais 2.361 famílias dos Jardins Guairacá, Vargem Grande e parte do Alto Atuba.

Prevista para ser concluída ainda neste primeiro semestre, a obra irá elevar o atendimento com rede coletora de esgoto de 84,64% para 91% da população. Além disso, a Sanepar está preparando processo licitatório para mais 30 km de rede, que irá atender moradores dos Jardins Karla, Esperança, Marumbi, Pio XII, Alto Atuba, Weisópolis e Centro.

“Pinhais já tem um ótimo atendimento com coleta e tratamento de esgoto, e este benefício vai atender ainda mais famílias, num trabalho de saúde preventiva para a comunidade”, disse o diretor Joel Macedo.