Publicidade
Litoral

Sanepar oferece atividades de recreação educativa nas praias

Empresa contratou equipes de recreacionistas que trabalham todos os dias em doze pontos na orla dos três municípios litorâneos durante essa temporada da Operação Verão
Empresa contratou equipes de recreacionistas que trabalham todos os dias em doze pontos na orla dos três municípios litorâneos durante essa temporada da Operação Verão (Foto: Thays Poletto)

Até o dia 5 de março, quem estiver nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná pode participar das atividades recreativas promovidas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A empresa contratou equipes de recreacionistas que trabalham todos os dias em doze pontos na orla dos três municípios litorâneos durante essa temporada da Operação Verão.

“Nossa proposta é falar dos cuidados com o meio ambiente por meio de brincadeiras divertidas que promovam a conscientização. Todos podem participar e é interessante que adultos e crianças brinquem juntos. Isso aproxima as pessoas e sabemos que o trabalho para a preservação ambiental precisa do esforço de todas as gerações”, explica o recreacionista Leonardo Santana.

Ele atua na orla de Matinhos, ao lado da colega Beatriz de Carvalho. Para eles, a recreação é recompensadora, tanto pela oportunidade de trabalho quanto pelos resultados. “Sou estudante de artes e posso dizer que me encontrei na recreação educativa. Posso usar o que eu sei e vejo que as pessoas se interessam muito pelo que ensinamos durante as atividades. Primeiramente, elas aparecem porque é divertido, mas ficam também por causa das mensagens sobre a preservação da natureza, os cuidados com a água, o destino correto do lixo e do esgoto. As pessoas têm preocupação com o meio ambiente e, com certeza, levarão o que estamos ensinando para as suas vidas. Isso cria uma corrente do bem”, diz Beatriz.

Esta é a primeira vez que a Sanepar forma equipes específicas para a recreação na orla. “Contratamos três equipes de recreacionistas nesta temporada e o retorno têm sido bastante positivo. Nosso papel, como companhia de abastecimento público, é trabalhar para que todos entendam sobre a importância e a urgência de cuidar do meio ambiente, especialmente da água”, explica o educador ambiental da Sanepar, Guilherme Zavataro.

As atividades ocorrem todos os dias, pela manhã e à tarde, nos pontos das duchas do Chuá da Sanepar, às 10h e 16h. A recreação pode ser cancelada em caso de mau tempo.

Confira o dia das atividades de recreação em cada ponto:

Matinhos

- Pipeline (Avenida Atlântica, próximo ao número 1806, entre a Avenida Londrina e a Rua Paranaguá, próximo ao Restaurante Canoa Quebrada): terças, quintas e sábados.

- Praia Mansa (Avenida Agílio Leão Macedo, próximo ao número 176, entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva-vidas): terças, quintas e sábados.

- Sorveteria D’Vicks (Avenida Atlântica, próximo ao número 2010): segundas, quartas, sextas e domingos.

- Sesc (Avenida Atlântica, na frente do SESC): segundas, quartas, sextas e domingos.

Guaratuba

- Pedras (Rua Alois Cicatka com Avenida Atlântica, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros): segundas, quartas, sextas e domingos (período da tarde).

- Praia de Caieiras (Rua San Remo, próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves): segundas, quartas e sextas (período da manhã).

- Magistrados (Avenida Atlântica, próximo ao número 500, na frente da Associação dos Magistrados do Paraná): terças, quintas, sábados (período da manhã).

- Morro do Cristo (Avenida Atlântica, ao lado do Morro do Cristo): terças, quintas, sábados (período da tarde) e domingos (período da manhã).

Pontal do Paraná

- Pontal do Sul (Rua dos Ipês, próximo à Avenida Mira-Mar, ao Centro de Estudos do Mar da UFPR e Pousada da Su, guarita dos salva-vidas): domingos, terças, quintas e sextas (período da tarde).

- Praia de Ipanema (Avenida Deputado Aníbal Khury, entre a Rua Fernando de Noronha e a Rua São Luís, próximo ao Restaurante Atlântico Sul e à guarita dos salva-vidas): domingos, terças, quintas e sextas (período da tarde).

- Praia de Leste (Avenida Deputado Aníbal Khury, entre a Rua Dario Veloso e a Rua Romário Martins, em frente ao Privê Praia de Leste): segundas, quartas e sábados (período da tarde).

- Equipe móvel (atualmente no balneário de Shangri-lá): segundas, quartas e sábados (período da tarde).

DESTAQUES DOS EDITORES