A Sanepar orienta a população de Campo Largo para que evite desperdiçar água tratada neste período de alta temporada de verão, em que estão previstas temperaturas mais elevadas. O calor estimula as pessoas a atitudes que levam ao desperdício, como a lavagem de calçada e de carro, banhos demorados, entre outras. 

Em Campo Largo, a Sanepar está investindo R$ 29 milhões na ampliação de um sistema de abastecimento de água totalmente novo. Os recursos estão sendo aplicados na implantação da captação de água bruta na Barragem do Rio Verde e na construção da Estação de Tratamento de Água Rio Verde, além da execução de adutoras e na rede de distribuição de água. Até que as obras sejam concluídas, no início de 2015, é necessário, que a população colabore utilizando de forma responsável a água tratada. 

Para identificar eventuais vazamentos na rede, a empresa também investe na melhoria do sistema de abastecimento, com trabalhos de geofonamento, feitos inclusive no período da noite. O equipamento de escuta permite descobrir vazamentos ocultos, a partir do barulho da água. 

A Sanepar tem a responsabilidade de levar água tratada a todos os seus clientes, com qualidade e na quantidade necessária. Mas, na temporada de verão, o volume produzido pode não atender ao consumo se as pessoas não utilizarem a água de forma responsável, explica Raphael Tadashi Diniz, gerente da Unidade Regional Curitiba Sul da Sanepar. 

Segundo Raphael, o ideal é consumir a água tratada apenas para o que é essencial, como o preparo de alimentos e higiene. A água distribuída pela Sanepar passa por processo de tratamento para se tornar própria para o consumo humano, por isso deve ser utilizada com cuidado e para fins nobres. Tomar banho de mangueira e lavar calçadas, por exemplo, é jogar água fora. Se a população adota atitudes como estas, pode não haver água para todos, nos dias mais quentes, explica. 

Ele lembra ainda que é importante que cada edificação (casa para moradia, ponto de comércio ou local de prestação de serviço), tenha caixa-d’água para atender o consumo por no mínimo, 24 horas. A caixa-d’água garante uma reserva se houver interrupção no abastecimento. É fundamental que esse reservatório tenha capacidade para atender as necessidades do imóvel, adianta o gerente. A recomendação da Sanepar está baseada nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

DICAS – A Sanepar aconselha que o banho seja reduzido a cinco minutos e o registro seja fechado enquanto a pessoa se ensaboa. Fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba também ajuda a evitar o desperdício. Na cozinha, a dica é encher a cuba da pia onde a louça será lavada. Com esta água, ensaboar toda a louça, panelas e utensílios. Renovar a água para o enxague. Deixar a torneira aberta o tempo todo pode comprometer o abastecimento do imóvel e da vizinhança. 

Outro problema comum associado ao desperdício é o mau uso da descarga. O vaso sanitário não é lixeira. Bituca de cigarro, papel higiênico, fraldas, absorventes, preservativos, fio dental, cabelos, pelos, cotonetes e outros resíduos jamais devem ser jogados no vaso sanitário. Além de entupir as redes e causar refluxo de esgoto para dentro do imóvel, exigem muita água da descarga para sair do vaso. 

A Sanepar mantém o serviço de atendimento ao cliente pelo telefone 115 e no escritório localizado na Rua Vereador Arlindo Chemin, 148, além do site da empresa: www.sanepar.com.br.