SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Gastronomia, música, cinema, vinho e até uma homenagem à língua portuguesa: a quinta edição do Experimenta Portugal traz mais uma vez para São Paulo uma maratona de eventos ligados ao país de Camões.


Organizada pelo consulado de Portugal em São Paulo, a iniciativa é uma maneira de aproximar ainda mais os dois países. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.


“Esse ano a gente focou um pouco mais nas manifestações artísticas”, explica Bruno Assami, curador do Experimenta Portugal.


O ponto alto do evento, como nos anos anteriores, acontece no dia 10 de junho, quando se celebra o dia de Portugal, Camões e da Língua Portuguesa. A data será marcada por um show que reúne três artistas de países diferentes: Mário Laginha (Portugal) , Tcheka (Cabo Verde) e Hamilton de Holanda (Brasil).


“Com este concerto aqui em São Paulo, queremos reforçar a língua portuguesa como fator de união e de reforço de encontro no espaço lusófono”, explica o cônsul na capital paulista, Paulo Nascimento.


Para o curador da série de eventos, Bruno Assami, a ênfase na língua portuguesa como fator de união é um dos pontos altos das atrações deste ano, como na peça inédita “A esperança na caixa de chiclete ping pong”, de Clarice Niskier.


“É um projeto que traz a questão da língua, como ela é transversal à nossa identidade. Acho muito bonita esta abordagem”, completa.


Além das atividades artísticas e culturais, há uma série de workshops relacionados ao tema “Portugal – Inovação e empreendedorismo”.


“Este ano nós quisemos também reforçar um ponto interessante na relação dos dois países, mas particularmente com o estado de São Paulo, que é a dimensão econômica. Temos uma série de atividades”, afirma Paulo Nascimento, cônsul de Portugal em São Paulo.


Confira a programação:


Junho


07/06 a 09/06 – Vinhos de Portugal (JK Iguatemi)


10/06 – Concerto triplo com Mário Laginha, Tcheka e Hamilton de Holanda (Unibes Cultural)


11/06 – Ciclo de palestras e workshops “Portugal – Inovação e empreendedorismo” (Unibes Cultural)


13/06 – Peça “A esperança na caixa de chiclete ping pong”, de Clarice Niskier (Unibes Cultural)


15/06 – Mostra Fotográfica Projeto Água Viva (Consulado Geral de Portugal em São Paulo)


16/06 – Corrida Portugal (Parque do Trote)


29/06 – Sessão Cine Lusco-Fusco em homenagem ao dia de Portugal (Consulado Geral de Portugal em São Paulo)


Data a definir – Mostra de Cinema Contemporâneo Português (Cinemateca Brasileira)


Data a definir – Sessão Solene em comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (ALESP)


Julho


Datas a definir – Exposição “Poesia Experimental Portuguesa” (Estação Luz da Linha 4-Amarela do Metrô)