Valquir Aureliano – Lotes de vacinas da Covid e da gripe chegaram ao Paraná juntas

O Paraná encaminhou nesta quinta-feira (8) 613.910 conjuntos vacinais para as 22 Regionais que formam o sistema público de saúde do Paraná. Foram 241.910 doses de imunizantes contra a Covid-19 e 372.000 doses contra a Influenza. Para garantir agilidade ao processo, o material foi distribuído por aeronaves do Governo do Estado para os municípios mais afastados de Curitiba.

Mas junto com as doses, vai um alerta. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19 e respeitar o intervalo de 14 dias entre uma e outra dose.

A intenção, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, é começar as aplicações que protegem contra o coronavírus já hoje, aproveitando o fim de semana para intensificar a campanha Vacina Paraná de Domingo a Domingo. A mobilização contra a Influenza, por sua vez, terá início na próxima segunda-feira.

“Estamos estimulando os municípios a vacinarem. Que cheguem as doses e já comecem a aplicar para que tenhamos em pouco tempo o maior número de paranaenses imunizados contra a Covid-19, especialmente as pessoas com mais de 60 anos”, afirmou o secretário.

“Já a vacina contra a Influenza, agora que estamos nos aproximando do inverno, vai ajudar a diminuir os casos de síndromes respiratórias agudas graves. Queremos repetir os bons índices de anos anteriores, quando passamos de mais de 90% do público-alvo imunizado”, acrescentou Beto Preto.

“Vamos trabalhar com duas campanhas simultaneamente, contra a Covid-19, já em andamento, e a partir do dia 12 contra a Influenza. O Paraná tem expertise em vacinação, conta com uma rede com 1.850 salas de vacina distribuídas por todos os municípios e equipes capacitadas e preparadas”, reforçou.

Beto Preto também disse que o Paraná deve receber uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 no começo da próxima semana. Ele reforçou que o planejamento é garantir a imunização de todas as pessoas com mais de 60 anos até o fim deste mês. “É o grupo que mais sofre com a doença, que mais fica internado e também vem a óbito. A nossa logística está pronta. Tão logo cheguem as vacinas, logo aplicaremos nos paranaenses”, disse.

Nesta quinta, o Ministeío da Saúde anunciou a distribuição de mais 4,4 milhões de doses da Coronavac e da AstraZeneca para os estados. Todas essas doses foram produzidas no Brasil com matéria-prima importada.

Balanço

Curitiba imunizou quase 240 mil pessoas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba imunizou, até quarta-feira, 239.665 pessoas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Foram vacinados 172.336 idosos, 60.481 profissionais dos serviços de saúde da cidade (incluindo as equipes de vacinação), 5.905 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência, 870 trabalhadores das forças de segurança e 73 indígenas. Os boletins de vacinação são semrpe divulgaddos no final da manhça de cada dia.

Esta semana está em andamento o cronograma de aplicação da segunda dose para idosos que foram imunizados com a Coronavac.

Brasil bate recorde de mortes novamente

O Brasil bateu novo recorde de mortes por Covid-19 confirmadas em 24 horas, com 4.249. O país já havia passado dos quatro mil óbitos em um dia na terça-feira passada, quando o sistema de informações da pandemia marcou 4.195 vidas perdidas confirmadas. Com isso, o total de vítimas que não resistiram à Covid-19 subiu para 345.025. As informações são da Agência Brasil.

Ainda há 3.572 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente. O balanço foi divulgado ontem pelo Ministério da Saúde com base em dados fornecidos pelas secretarias estaduais. Já o total de casos desde o começo da pandemia chegou a 13.279.957. Entre a quarta e ontem, foram confirmados 86.652 novos diagnósticos positivos.

Paraná

O Paraná confirmou ontem 4.777 casos e 374 mortes no boletim da Secretaria da Saúde. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas – em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma 868.567 casos confirmados e 18.375 mortos pela da doença.

Curitiba

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, ontem, 658 novos casos de Covid-19 e 33 mortes. Até o momento foram contabilizadas 4.113 óbitos na cidade e 179.313 moradores de Curitiba testaram positivo. Até ontem eram 8.198 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.