A campanha Janeiro Branco é dedicada a deixar em evidência a questão da Saúde Mental. A proposta é chamar a atenção da sociedade para tudo aquilo que diz respeito aos universos mentais, comportamentais e subjetivos dos seres humanos.

Criada em 2014 no Brasil, a campanha neste ano chega a sua 9ª edição, fazendo um alerta à humanidade em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, com o tema de 2022, sendo: “O Mundo pede Saúde Mental”.

Nos últimos dois anos, estudos e pesquisas abordando os efeitos colaterais da pandemia mostraram a necessidade de se desenvolver estratégias públicas e privadas para promover a saúde das pessoas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países do mundo, e ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses serviços. Já no Brasil, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional “piorou” ou “piorou muito” durante a pandemia, revelou uma pesquisa do Instituto FSB. Agora, um recente estudo da Fiocruz mostrou que 40% da população brasileira apresentou sentimentos frequentes de tristeza e outros 50% de ansiedade e nervosismo.

Saiba mais sobre o assunto, assistindo aos vídeos e lendo matérias sobre o tema, acessando o site www.janeirobranco.com.br.