Divulgação – Concreto permeável foi utilizado no calçamento da Rua 24 de Maio

Na última semana, técnicos do Paraná Cidade, órgão ligado a Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SEDU) visitaram Pinhais para conhecer uma iniciativa pioneira do município, a calçada em concreto poroso. O grupo esteve na cidade e visitou a Rua Vinte e Quatro de Maio, onde há pouco mais de dois anos foi realizada a obra de concreto poroso, também chamada de concreto permeável. O material não permite o acúmulo de água e tem como objetivo melhorar a trafegabilidade do local e colaborar com o meio ambiente.
O superintendente executivo do Serviço Social Autônomo da SEDU, Álvaro Cabrine, destacou a iniciativa que deve ser estimulada em obras do estado. “Para evitar alagamentos nas cidades, este é um exemplo que apresenta bons resultados, boa permeabilidade com baixo custo de implantação e manutenção”, destacou.
A equipe da Prefeitura de Pinhais acompanhou a visita e explicou que o projeto foi iniciado na Usina Municipal de Asfalto. A engenheira Cristina Espínola foi responsável pela apresentação do projeto e falou das vantagens e benefícios. “Durabilidade maior, manutenção quase zero, além da execução da obra ser mais rápida. As pessoas começaram a investir e a cuidar dos seus imóveis, devido à valorização do local, a cidade ficou mais bonita, houve uma transformação de atitude”, explica Cristina Espínola.