O mês de novembro traz novidades aos amantes do futebol. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), realiza a primeira edição da Copa de Seleções Estaduais Sub-20. E a Federação Paranaense de Futebol vai convocar a Seleção Paranaense, que será comandada pelo técnico Luciano Simm, do Paraná Clube. O Estado do Paraná será uma das sedes da competição nacional.

Em seu primeiro ano, a disputa contará com a participação de equipes dos 27 Estados brasileiros, e vai reunir atletas nascidos a partir de 1997. A competição vai acontecer em cinco fases. Na primeira, dois grupos de duas seleções cada, disputam partidas de ida e volta para avançar. Na segunda fase, serão 24 equipes divididas em oito grupos de três seleções cada, disputando turno único.

As oito Seleções classificadas avançam para a terceira fase e serão divididas em quatro grupos de duas Seleções (disputa de jogo único). Na quarta fase serão quatro times distribuídos em dois grupos de dois, novamente em disputa de jogo único. Os dois finalistas chegam à quinta fase para definir o campeão também em jogo único.

A sede da Seleção Paranaense será o Estádio Municipal do Pinhão, localizado em São José dos Pinhais. A nossa Seleção entra na competição já na segunda fase e sua estreia é contra a Seleção do Espírito Santo, na segunda rodada, que acontece no dia 01 de dezembro. Na terceira rodada, é a vez de enfrentar a Seleção do Rio Grande do Norte, no dia 03.

A Seleção
Para a competição, a FPF formou a comissão técnica com profissionais do Paraná Clube. O técnico da Seleção será Luciano Simm, acompanhado de Rafael Lopes na preparação física, Jean Jetikoski na preparação dos goleiros e Ozeas de Lara será o massagista. Segundo a FPF, Atlético-PR e Coritiba não aceitaram ceder jogadores para essa seleção.

Desafios
O volante Jhonny Lucas, do Paraná, comemorou a convocação. “Estou muito feliz por ser o único 2000 na equipe, uma prova de que eles têm confiança em mim”, disse. Essa confiança depositada em mim me motiva muito para mostrar meu futebol. Gosto muito de desafios. Jogar com garotos mais velhos será uma grande oportunidade, declarou o jogador. O treinador me conhece bem, a confiança depositada em mim é muito importante. Ele sabe do meu potencial e determinação. Pode sempre contar comigo. Quero representar muito bem nosso estado, completou.

O zagueiro Matheus Dias também comentou. Fico muito feliz, pois essa convocação é o reconhecimento do trabalho sério que venho desempenhando dentro Paraná Clube. No final de novembro acaba o campeonato estadual e eu não teria mais calendário para esse ano, então essa competição me dá a oportunidade de demonstrar o meu futebol em nível nacional e com isso me ajudar em uma vaga no time principal em 2018. Daqui um mês estarei representando o meu estado, quem sabe em futuro próximo não estou representando o Brasil, é o sonho de todo jogador.
Agora é ter os pés no chão e focar nos últimos jogos que tenho pelo Campeonato Paranaense sub 19, onde estamos brigando pelo 1° lugar, disse.

OS CONVOCADOS
Goleiros
Londrina – Irineu Rogerio Biagi Junior
Paraná Clube – Guilherme Augusto G. dos Reis

Zagueiros
FC Cascavel – Guilherme Turmina Chiesa
Londrina – Ricardo de Souza Silva
Paraná Clube – Matheus Ceschin Dias

Laterais
Paraná Clube – Gabriel Pires de Oliveira
Paraná Clube – Caio Henrique S. Queiroz

Meias
Independente SJ – Ardley Olveira Santos
Londrina – Anderson de Oliveira da Silva
Paraná Clube – Jhonny Lucas Flora Barbosa
Paraná Clube – Warley Armentano dos Santos
Port. Londrinense – Vanderlei Ramos Junior

Atacantes
FC Cascavel – Denilsom da Silva
Londrina – Uelber Silva Gomes Filho
Londrina – Miullen Natha Felicio Carvalho
Paraná Clube – Gustavo Jean Kamienski