O impacto da pandemia afetou todas as atividades produtivas em todo o mundo e com o Carnaval, a maior festa popular do Brasil, não foi poderia ser diferente. Desta forma, foi decretado o adiamento da folia nos principais estados e, com isso, os brasileiros poderão poupar gastos que teriam com os abadás, bebidas, alimentação, transporte, hospedagens e outros.

Pensando nisso o Grupo H, fintech especializada em crédito consciente para funcionários de empresas privadas, listou algumas possibilidades do que fazer com o dinheiro que será economizado.

Quite dívidas
Se o momento é de ter atenção redobrada sobre a saúde, isso também deve ser impactado na vida financeira. Afinal, muitas pessoas perderam o emprego ou tiveram cortes salariais. Por isso, o objetivo é tentar não criar dívidas e encerrar as que já existem.

Avalie bem o que é possível pagar com o valor poupado do Carnaval. Negocie bem, tente conseguir juros mais baixos e vá pagando aos poucos.

Invista
O mito de que para investir precisa ter muito dinheiro vem perdendo força por conta do aumento ao acesso à informação. Todos sabem que é possível começar a aplicar com cerca de R$ 30 no Tesouro Direto, por exemplo.

Claro que quanto mais dinheiro é investido, maior será o retorno, mas isso não quer dizer que não possa começar com pouco. Inclusive, muitos investimentos permitem que a pessoa vá adicionando a quantia que quiser e puder a cada mês. É importante pesquisar e avaliar qual é o melhor para seu bolso.

Reserva de emergência
Para garantir uma maior segurança em sua vida financeira, é preciso manter uma constância no dinheiro economizado todos os meses, evitando pular um mês ou guardar menos do que havia sido planejado.

Use o dinheiro economizado para curtir a folia e inicie uma reserva de emergência. Isso significa que não poderá mexer nele para gastos supérfluos ou compras impulsivas, mas apenas para emergências.

Compras à vista
Caso não queira fazer nenhuma das alternativas anteriores e prefira comprar algo com o dinheiro, opte pelo pagamento à vista. Dessa forma, você conseguirá gerir melhor as suas finanças, evitando comprometer o seu salário nos próximos meses. Mas lembre-se, se não é algo essencial, é preferível economizar.

Planejamento
Com o dinheiro sobrando, é comum entrar em uma nova dívida. Por isso, é fundamental ter um bom planejamento, pois será possível controlar tudo o que receber e gastar, mas também será capaz de definir suas metas, se livrar de dívidas, investir e realizar sonhos.

Ao olhar esse planejamento, será mais fácil identificar o que fazer com o que sobrou. Se o melhor é investir, adiantar um pagamento, regularizar o nome o até conquistar algo, como um carro.