SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Último colocado do Brasileiro, o Vasco busca sua primeira vitória no campeonato neste domingo (26), a partir das 19h, quando enfrenta o Fortaleza, no Castelão.


A delegação cruzmaltina viajou nesta sexta à capital cearense sem o atacante Maxi López, que pediu desligamento do clube. Ele havia sido vetado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo por questões físicas.


Sem o argentino, o treinador pode usar Valdivia como falso-nove, mas Tiago Reis e Ribamar também são opções.


Além de Maxi López, Luxemburgo não terá a sua disposição o zagueiro Leandro Castán, que continua se recuperando de uma lesão na coxa.


Com três derrotas e dois empates nessas cinco primeiras rodadas, o Vasco tem o pior saldo de gols do Brasileiro (-7).


Luxemburgo disse, no entanto, que este é um “momento de superação” na campanha cruzmaltina. “Vamos trabalhar muito para que o Vasco possa sair dessa posição desconfortável e possa buscar uma posição melhor na tabela”, afirmou o treinador.


A missão, no entanto, não deve ser fácil. Isso porque os donos da casa vêm embalados por vitórias importantes. No último domingo (19), o time tricolor derrotou a Chapecoense, por 3 a 1, na Arena Condá. Na quinta (23), derrotou, em casa, o Botafogo-PB, por 1 a 0, na primeira partida da final da Copa do Nordeste.


Além disso, o apoio da torcida tem sido decisivo para o bom desempenho do clube. Nas 16 partidas disputadas em casa neste ano, o Fortaleza perdeu apenas uma vez (1 a 0, para o São Paulo, na quarta rodada do Brasileiro). Foram dez vitórias e cinco empates como mandantes.


Após a vitória da última quinta, o técnico Rogério Ceni destacou o papel dos torcedores. “Em matéria de torcida, é de primeiro mundo. Ela está acima de jogadores e treinador, tamanha é a festa. O estádio é muito bonito e a festa é nível europeu. Não tenho o que falar. É uma festa absurda”, disse.


Neste domingo, o treinador deve levar a campo um time misto, com atletas que jogaram na quinta e outros que foram poupados do confronto. O segundo jogo da final da Copa do Nordeste será já na próxima quarta (29).


FORTALEZA


Felipe Alves; Gabriel Dias, Roger Carvalho, Juan Quintero, Carlinhos; Felipe, Juninho; Edinho, Marcinho, Wellington Paulista e Júnior Santos. T.: Rogério Ceni


VASCO


Sidão, Yago Pikachu (Claudio Winck), Werley, Ricardo e Danilo Barcelos; Andrey (Fellipe Bastos), Lucas Mineiro e Bruno César; Rossi, Valdivia (Tiago Reis) e Marrony. T.: Vanderlei Luxemburgo


Estádio: Arena Castelão, em Fortaleza


Horário: 19h deste domingo


Juiz: Anderson Daronco (RS)