Ascom/PMP

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá informou na tarde de sexta-feira (8) que restringiu a aplicação da vacina Meningocócica C apenas para a unidade da Gabriel de Lara. A medida vale a partir da próxima segunda-feira (11). O atendimento será feito das 8h às 17h.

A decisão ocorre por conta do baixo número de repasse de doses por parte do Ministério da Saúde, via Secretaria de Estado.

Nesta semana o Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela imunização da população de Paranaguá, recebeu apenas 120 doses. O número não é possível para suprir a demanda de toda a cidade.

“Como não tínhamos estoque resolvemos fazer a aplicação apenas na Gabriel de Lara. Não há condições de distribuirmos para todas as unidades, enquanto a situação não for normalizada”, afirmou a enfermeira Andréa Gomes, responsável pelo departamento.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, lembrou que o problema da redução no fornecimento de doses foi comunicado em novembro de 2018 pelo Ministério da Saúde, por meio de nota informativa.

“Fomos informados de que estava havendo um desabastecimento das doses de Meningocócica C porque o fabricante não tinha capacidade suficiente para fornecimento. Enquanto isso temos que tomar atitudes como restringir a aplicação em apenas um local, para que os pais não fiquem perdendo tempo indo a uma unidade de saúde que não tem a dose. É um problema pelo qual estão passando todos os municípios brasileiros”, lamentou a secretária.

A vacina é indicada para imunização de crianças com idade entre 3 meses e 1 ano de idade. Adultos que não foram protegidos na infância também precisam tomar.

A aplicação previne doenças provocadas pela bactéria Neisseria meningitidis, do sorogrupo C, que pode ser a causa de infecções graves, as vezes até fatais. A vacina é considerada a forma mais eficaz para se proteger contra a doença.