Valquir Aureliano – Servidores: após sede rodadas negociação

O Fórum da Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Estado (FES/PR) aprovou greve da categoria a partir do próximo dia 25, caso até lá o governo não dê uma resposta concreta à reivindicação do funcionalismo, de reajuste salarial de 4,94% referente à reposição da inflação dos últimos doze meses. Após sete rodadas de negociação, o governo até agora não anunciou oficialmente se pretende ou não cumprir a data-base do funcionalismo estadual, que está com os salários congelados desde 2017, e acumula perdas de 17%, segundo os sindicatos.

No próximo dia 14, os servidores pretendem cruzar os braços em adesão à greve geral convocada pelas centrais sindicais contra a reforma da Previdência. Nessa data, o FES quer uma reunião com o governador Ratinho Júnior. “Caso os servidores não tenham resposta concreta para solucionar o impasse, a deliberação é por greve estadual a partir do dia 25 junho”, afirma a entidade, em nota divulgada hoje.

Inicialmente, o governo sinalizou que não haveria qualquer aumento, alegando que o Estado já estaria no limite dos gastos com pessoal previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Após o protesto do funcionalismo no último dia 29 de abril, porém, o Executivo criou uma comissão para debater o tema. Desde então a comissão se reuniu sete vezes, sem que houvesse avanço nas negociações.

Leia mais no blog Política em Debate