Lucilia Guimarães/SMCS

Semáforos para pedestres na região central de Curitiba amanheceram com um visual diferente nesta segunda-feira (16/9). No sinal verde e vermelho dos equipamentos, em vez da ilustração comum, aparece um bonequinho diferente.

Ele é o Tiba, personagem que nas próximas semanas vai integrar diversas ações na mais nova campanha da Prefeitura voltada ao respeito ao pedestre e às leis de trânsito.

A novidade foi implantada de forma temporária em 56 semáforos para pedestres ao longo da Rua XV de Novembro, no entorno da Praça Tiradentes e, também, nos cruzamentos da Avenida Marechal Floriano com Rua Marechal Deodoro, Pedro Ivo com Desembargador Westphalen e André de Barros com Desembargador Westphalen.

“A criação tem a consciência como fio condutor e a empatia como elemento-chave: quando você não usa a consciência no trânsito, a gente leva ela até você”, diz o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

A ação integra a programação da Defesa Social e Trânsito para este mês de setembro, no qual é celebrada a Semana Nacional do Trânsito (SNT), entre os dias 18 e 25. Em Curitiba, as atividades começaram no início do mês, com orientação sobre o uso da faixa de pedestres, um programa voltado à inclusão no trânsito e abordagens educativas em bares quanto à importância de não dirigir ao ingerir bebida alcoólica.

Ações diversas
Nos próximos dias, o Tiba dará diversas dicas sobre a importância de atravessar na faixa de pedestres, usar o cinto de segurança, obedecer a sinalização de trânsito, não beber ao dirigir, não usar o celular e respeitar os limites de velocidade.

A abertura oficial da SNT em Curitiba acontece às 10h30 da quarta-feira (18/9) no Salão de Atos do Parque Barigui, com a participação de órgãos públicos e privados ligados ao trânsito.