Divulgação/ Kraw Penas/SEEC

O Museu Alfredo Andersen (MAA) promove de 5 a 9 de novembro a Semana Andersen, em homenagem ao artista norueguês, uma das personalidades artísticas mais representativas do Paraná e um grande incentivador da arte no Estado. Além de atividades como intervenções artísticas, a programação inclui bate-papos, palestras e o 19º Simpósio Paranaense de Cerâmica.

No primeiro dia de atividades a equipe de ações culturais do museu fará intervenções artísticas em frente ao MAA durante todo o dia. Acontecem também ao longo da programação outras atividades relacionadas a Andersen. Em 8 de novembro a artista Tatiana Zanelatto Domingues e o arquiteto Renato Barbizan falam, em palestra, sobre o Projeto RestAuração, que investiga as camadas de pintura existentes no antigo quarto de Andersen.

Na sexta (09/11), acontece o bate-papo com equipe Ato 1 Lab e a jornalista Rafaela Tasca, criadora e curadora da exposição “Alfredo Andersen: in sito/em trânsito”, mostra de longa duração que celebra a nova apresentação do Museu Alfredo Andersen.

Serão abordados aspectos da expografia e pesquisa curatorial, patrimônios histórico, arquitetônico local, artístico e cultural, definições e conceitos fundamentais de patrimônio cultural material e imaterial e técnicas tradicionais construtivas.

CERÂMICA – O 19º Simpósio Paranaense de Cerâmica acontece em 6 e 7 de novembro, no Auditório Brasílio Itiberê, localizado na Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba. O evento tem como objetivo o aprimoramento dos artistas, professores e pessoas com interesse na área da cerâmica, intensificando a troca de experiências e as relações culturais. A participação é gratuita mediante inscrição prévia no site do museu (www.maa.pr.gov.br).

“O evento é uma rara oportunidade para a troca de conhecimento e desenvolvimento específico na área, apresentando a exposição e palestras com nomes importantes para a arte com cerâmica, vindos de Portugal, Argentina, São Paulo e Foz do Iguaçu, além de artistas de Curitiba”, destaca a diretora do museu, Débora Russo.

Programação da Semana Andersen:
05/11 – Intervenções artísticas
Atividades artísticas em frente ao museu durante todo o dia.
Local: Museu Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme 336, Centro – Curitiba

06/11 – 19º Simpósio Paranaense de Cerâmica
08h30 Coffe Brea
09h00 Abertura do Simpósio
10h00 Palestra com Kimi Nii, de São Paulo
14h00 Palestra com Maria Cheung, de Foz do Iguaçu
6h30 Abertura de exposição com trabalhos dos artistas

07/11 – 19º Simpósio Paranaense de Cerâmica:
09h00 Palestra Glauco Menta, de Curitiba
10h00 Coffe break
10h15 Palestra Vilma Villaverde, de Buenos Aires
14h00 Palestra Soraia Savaris, de Curitiba
15h00 Coffe Break
15h30 Palestra Eduardo Freitas, de Lisboa
17h30 Encerramento

Local: Auditório Brasílio Itiberê
Rua Cruz Machado, 138, Centro – Curitiba
41- 3321-4711

08/11 – Palestra Projeto RestaurAção
14h00 Apresentação da artista Tatiana Zanelatto Domingues e do arquiteto Renato Barbizan sobre o Projeto RestaurAção, que faz a exploração e o trabalho de descoberta das camadas de pintura existentes no antigo quarto de Andersen, bem como do trabalho artístico e social que o projeto envolve.

Local : Auditório Museu Alfredo Andersen
Museu Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme 336, Centro – Curitiba
(41) 3323-5148

09/11 – Bate-Papo sobre a exposição “Alfredo Andersen: in sito/em trânsito”
Com Rafaela Tasca e a equipe Ato 1 Lab
14h00
Local: Auditório Centro Juvenil de Artes Plásticas
R. Mateus Leme, 56 – São Francisco, Curitiba – PR

Serviço
Semana Andersen | de 05 a 09 de novembro
Museu Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme 336 – Centro – Curitiba/PR
Inscrições e informações: (41) 3323-5148 ou http://www.maa.pr.gov.br