Três mil profissionais da rede municipal de ensino assistiram na tarde desta segunda-feira (21) a aula-show Cem anos de Vinícius de Moraes, no Teatro Guaíra. O espetáculo, uma retrospectiva da vida e trabalho de um dos maiores poetas brasileiros, abriu a programação da Semana Cultural. Promovido pela Prefeitura de Curitiba para contemplar 22 mil profissionais da educação, a programação segue até sexta-feira (25) com a oferta de 265 espetáculos realizados em 45 espaços da cidade.

A programação da Semana Cultural da Rede Municipal de Ensino inclui espetáculos, shows, debates, passeios e exposições e outras representações artísticas culturais. São 30 mil vagas disponíveis para todos os professores, pedagogos, educadores, secretários escolares, agentes administrativos e demais servidores da área.

Também foram convidados a participarem profissionais da educação aposentados, professores da rede estadual, grupos de estudantes e seus familiares. O evento é parte do projeto  EduCultura, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba.

A secretária Municipal da Educação, Roberlayne Boirges Roballo, participou da abertura da Semana Cultural parafraseando o poeta homenageado. Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo. E é isso que está administração vem fazendo ao unir educação e cultural. Iniciar uma caminhada cujo objetivo é resignificar o papel a da educação com ações que garantem qualidade pedagógica ao ensino municipal e valorizam o profissional da área, disse Roberlayne.

Ampliar a oferta de ações culturais voltadas aos profissionais da educação está entre as ações do plano de governo do prefeito Gustavo Fruet. Acreditamos que se a formação cultural dos professores é ampliada também são maiores a formação cultural de seus estudantes e é neste sentido que educação e cultura vão trabalhar cada vez mais de forma integrada, disse o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.

Apresentar a aula-show aos profissionais da educação foi possível por meio da parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Sistema Fecomércio/SESC/SENAC Paraná, patrocinador do espetáculo apresentado pelo músico e professor livre-docente em Literatura brasileira pela USP José Miguel Wisnik, pela cantora de música popular brasileira Paula Morelenbaum e o violonista e compositor Gabriel Improta. Unir educação e cultura só fortalece o desenvolvimento de nossos jovens. É isso que o sistema Fecomércio acredita e investe, disse o presidente, Darci Piana.

Também participaram da cerimônia de abertura o deputado Ângelo Vanhoni, deputado estadual Péricles de Mello e a gerente executiva do SESC Paço da Liberdade, Celise Niero.

Participação  

Com a diversidade de espetáculos e ações culturais cabe aos profissionais do ensino escolher sua participação que acontece durante seus horários de permanência, ou conforme escalas distribuídas ao longo da semana.

Quem participou da abertura voltará para a unidade na qual trabalha fazendo propaganda da iniciativa. É o caso da professora da escola Municipal Pró- Morar Barigui, no CIC, Maria Cristina Gonçalves. Há 17 anos na rede de ensino e após ter passado por diferentes funções, Maria Cristina reconheceu no evento uma forma de valorização do trabalho do profissional da educação. Essa é uma forma de mostrar que a Prefeitura investe na nossa cultura e assim nos tornamos profissionais ainda melhores, disse Cláudia.

Com apenas um ano como professora na Escola Municipal Professor Brandão, no Alto da Glória, Francine Santos também entende a Semana Cultural como forma de reconhecimento ao trabalho de professores e educadores. São todos shows muitos bons. Essa pausa no trabalho para ter contato com arte é muito bem-vinda, disse Francine.

Momento Cultural

Incluída no processo de formação continuada da rede municipal de ensino, a Semana Cultural substituí o Momento Cultural, inserido em 2007 na Semana de Estudos Pedagógicos (SEP) da educação infantil e estendido no ano seguinte aos profissionais do ensino fundamental. Os momentos culturais foram espetáculos didático-culturais, de curta duração. 

Neste ano, a partir de uma nova formatação de SEP – com foco temático na qualidade do ensino – a opção da Secretaria Municipal da Educação foi deixar de promover o momento cultural como atividade complementar e introdutória às palestras, mas garantir uma programação diversificada, envolvendo múltiplas linguagens artísticas com espetáculos descentralizados, permitindo colocar lado a lado produtores de cultura e profissionais de educação.

O novo formato permitirá mais acesso e democratização da atividade cultural de forma integral, a partir da opção de cada profissional, em seu horário de trabalho e sem prejuízo às atividades pedagógicas. A realização da Semana Cultural é uma das ações do EduCultura, projeto que completa uma trilogia de ações que também abrangem os projetos EduPesquisa e EduTecnologia.  Desde que foi lançado, em março deste ano, o projeto EduCultura  colocou mais de 6 mil ingressos à disposição dos profissionais da rede de ensino do Município.