Daniel Castellano/SMCS/Arquivo

As comemorações da Independência do Brasil começam neste final de semana em Curitiba. No sábado (31) e no domingo (1º), desfiles cívico-militares devem reunir mais de 30 mil pessoas nos bairros Fazendinha e Pinheirinho. No sábado, bandas, fanfarras, carros antigos e militares e até escola de samba desfilarão pela Avenida Frederico Lambertucci, no bairro Fazendinha. São quase três mil pessoas na parada cívica militar, marcada para as 10 horas.

O desfile da Regional Fazendinha/Portão é o primeiro ato cívico da cidade em comemoração à Semana da Pátria e foi retomado pela Prefeitura em 2017.

No domingo, as margens da canaleta da Avenida Winston Churchill ficarão tomadas pelo público no 20º Desfile Cívico Militar do Pinheirinho, das 9 horas às 12h30. O evento faz parte das comemorações da Semana da Pátria e deve reunir 30 mil pessoas, além de outras oito mil participantes das apresentações.

Serão 90 grupos representantes de escolas municipais e estaduais, do Exército, da Aeronáutica, da Prefeitura e de entidades da sociedade civil – Rotary, movimento negro, clubes de automóveis, Centros de Tradições Gaúchas.

O desfile contará com apresentação da Banda Lyra Curitibana, de 22 fanfarras e corais da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Além de veículos de guerra, grande atração do evento, 80 Kombis e 20 Opalas vão passar pela avenida.

Ao longo da próxima semana, outras paradas e desfiles acontecem nas demais regionais de Curitiba.