Clima segue estável até o final deste mês

Uma faixa que abrange partes do Sul do Paraná, Campos Gerais e Grande Curitiba tinha previsão de amanhecer com nevoeiro nesta terça-feira (11). De tarde, o que deve predominar é o clima seco, com baixa umidade relativa do ar. Esse tipo de cenário será comum a partir de agora. No fim do outono e durante o inverno é comum que a incidência dos nevoeiros fique mais presente, assim como é no inverno quando o clima normalmente fica mais seco.

Ontem, por exemplo, com o céu sem nuvens, a umidade relativa do ar ficou perto dos 45% em municípios do interior. O índice ainda não é alarmente, mas já é prenúncio de que os dias secos estão chegando. Para a saúde do ser humano níveis abaixo dos 20% é que se tornam prejudiciais.

O inverno também é uma estação típica para a formação de nevoeiros ou neblina, por causa das baixas temperaturas ao longo da madrugada e início da manhã. Para quem está dirigindo e encontra uma região comj nevoeiro, a primeira recomendação é reduzir a velocidade.

Queimadas
O inverno também é a estação com mais ocorrência de incêndios ambientais. Por causa do clima seco, e também porque as madrugadas geladas costumam “queimar” a vegetação, que fica mais seca e propensa ao fogo, situação que se intensifica quando há geadas no Estado.

Nesta terça, o sol deve aparecer na Capital, à exemplo do que aconteceu nos últimos dias. Mas o dia começa com temperatura baixa. Curitiba tinha previsão de mínima de 10ºC. Já as máximas ficam mais altas nesta semana, e podem chegar aos 24 ou 25 graus até o final de semana. O inverno começa no dia 21 de junho.

Chuva fica acima da média na metade sul do Paraná
Maio deste ano foi de bastante chuva em praticamente toda metade sul do Paraná, o que compreende uma faixa que se estende desde o Oeste paranaense, na divisa com o Paraguai, até o Litoral do Estgado. O volume de chuva ficou acima da média. Especialmente nos últimos dias do mês os acumulados foram mais expressivos, devido a um sistema semiestacionário. Em Guaraqueçaba, Antonina e Prudentópolis a chuva acumulada ultrapassou os 400 mm. Já na maior parte do Noroeste e do Norte as anomalias de chuva ficaram negativas, ou seja, choveu abaixo da média histórica. Em Paranavaí, por exemplo, foram apenas 40,2 mm.

Nesta época do ano é comum, após o avanço de sistemas frontais, que trazem chuvas, observarmos um declínio mais acentuado das temperaturas. O Paraná teve dois eventos de resfriamento mais intenso, no dia 14 demaio, com uma primeira onda de frio, e entre os dias 24 e 26, com um evento mais forte. A menor temperatura no Estado ocorreu em General Carneiro, com 4,6°C (dia 26 de maio). Outro destaque do mês foi a ocorrência de temporais no dia 30 de maio em vários municípios paranaenses.