Franklin de Freitas – Movimento no Centro

Pode ser apenas coincidência, mas a semana do Dia das Mães parece ter feito com que as pessoas estejam saindo mais de casa. Nesta terça-feira (5), no Centro de Curitiba, a movimentação era grande, muito diferente de outras semanas. O Dia das Mães é no próximo domingo.

Uma sondagem divulgada na segunda-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) revelou que 68,3% dos paranaenses pretendem presentear nesta data. No ano passado, sem distanciamento social, esse índice foi de pouco mais de 80%.

Esse movimento é considerado fora de hora pelas autoridades de saúde. Tanto a secretaria de estado quanto a municipal, lembram que ainda é cedo para qualquer atitude diferente do que a do isolamento em casa, com o risco de se perder o controle dos casos da Covid-19.
As lojas da região Central reabriram no dia 17 de abril em horário alternativo, mas mesmo assim ainda não viram a clientela retornar da mesma forma de antes da pandemia ter início. Nem todos os estabelecimentos chegaram a reabrir.

As lojas que abrirem precisam cumprir uma série de medidas, como calcular um número máximo de clientes permitido dentro das instalações conforme o seu espaço, fornecer o álcool gel para os clientes e orientar para o uso de máscaras.

A Prefeitura vem realizando fiscalizações no comércio e, só no fim de semana passada, pelo três foram fechadas por não cumprirem as medidas ou estarem sem alvará. Outras foram advertidas.
Nesta semana a ACP lançou uma campanha onde estimula o consumidor a procurar lojas póximas de suas casas para evitar grandes deslocamentos.