Valquir Aureliano

A semana começa com o céu ainda nublado e temperaturas mais amenas em Curitiba. Depois de um longo período de estiagem, o regime das chuvas começa a voltar ao nornal a partir de dezembro, que na primeira semana já acumula 65 mm em Curitiba e região. Essa quantia é quase a metade do previsto para o mês do dezembro, que oscila entre 120 mm e 140mm, segundo o Simepar, instituto meteorológico do Paraná. 

Na segunda-feira, 7, há diminuição da instabilidade em boa parte do Paraná. No noroeste, oeste e no sudoeste possibilidade de chuvas diminui, apesar de a nebulosidade seguir variando bastante. Demais setores continua com muitas nuvens e com chuvas ocasionais. Temperaturas seguem amenas no leste paranaense, devido ao ingresso de umidade do mar. Em Curitiba, as temperaturas variam entre 15ºC (mínima) e 19ºC (máxima), com possibilidade de chuvas no final da tarde. 

A partir desta terça-feira, 8 de dezembro, os termômetros sobem um pouco e a máxima do dia, em Curitiba, fixa em 28º pelos próximos dias podendo chegar a 30º na sexta-feira, 12 de dezembro.

Há previsão de chuvas para praticamente todos os dias da semana, com exceção para esta terça e sexta-feiras. 

Reservatórios

Apesar das chuvas – só no sábado, choveu entre 20 e 26 mm -, a situação nos reservatórios da Sanepar ainda está muito longe do ideal. Neste domingo (6), o nível total do sistema que abastece a Grande Curitiba estava em 32,72%. Ou seja, é preciso economizar e muita água

Situação das barragens da RMC, segundo dados atualizados às 9h53 deste domingo (6).

BARRAGEM IRAÍ
20,71
BARRAGEM PASSAÚNA
40,42%
BARRAGEM PIRAQUARA 1
30,30%
 
BARRAGEM PIRAQUARA 2
51,06%
 
TOTAL SAIC*
32,72%