Reprodução/Senac EAD

O Senac EAD está com inscrições abertas no Paraná, de 10 a 19 de agosto, para cursos técnicos à distância oferecidos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Serão mais de 1.180 vagas para sete capacitações: Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Logística, Técnico em Secretariado, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Qualidade e Técnico em Informática para Internet. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas somente pela internet, no site www.ead.senac.br/gratuito. As aulas iniciam em setembro.

Os cursos serão ofertados na modalidade de educação à distância, sem encontros presenciais. Toda aprendizagem será desenvolvida de forma autônoma, com horário flexível e os conteúdos e desafios dos cursos serão acessados pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Entre os requisitos para acesso aos cursos estão idade mínima de 17 anos para o curso Técnico em Secretariado e 16 anos para as demais capacitações; estar cursando no mínimo o 2º ano do ensino médio; ser estudante e/ou trabalhador empregado ou desempregado e apresentar baixa renda (não superior a 2 (dois) salários mínimos federais por mês, per capita) devidamente comprovada mediante autodeclaração do aluno.

Importante destacar que não será possível trocar o curso, estado e polo após a inscrição. Candidatos que inscreverem-se em um polo diferente do estado onde residem devem estar cientes sobre a necessidade de deslocamento até a escola para a entrega dos documentos obrigatórios ao final do curso.

Sobre o Senac EAD

A metodologia de ensino à distância do Senac é centrada no aluno, enfatizando o desenvolvimento de competências valorizadas no mundo do trabalho, como organização, proatividade e responsabilidade, além de apresentar menor custo com deslocamento e a possibilidade de conciliar os estudos e a vida profissional. Os materiais didáticos estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem e são compostos por podcasts, vídeos, animações, simuladores, games, objetos de aprendizagem, e-books e recursos tecnológicos. Os recursos em mídias diversas estimulam diferentes formas de aprendizagem, que possibilitam ao aluno se envolver com conhecimentos abordados no curso e sentir a prática virtual em qualquer local e horário.

O que é o PSG

Firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e o Senac, e ratificado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008, o Programa Senac de Gratuidade – PSG tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.

Pelo acordo celebrado, o Senac investe, desde 2014, 66,67% de sua Receita Líquida de Contribuição nesse importante programa de educação inclusiva. Para mais informações acesse portal www.pr.senac.br/psg_novo/ .