DANIELLE BRANT

NOVA YORK, EUA (FOLHAPRESS) – A política adotada pela administração de Donald Trump de separar famílias de imigrantes ilegais flagradas tentando entrar nos Estados Unidos fere os valores americanos, afirmou nesta segunda-feira (18) Anthony Scaramucci, ex-diretor de comunicação do republicano.

Nos últimos dias, Scaramucci voltou a aparecer na mídia, fazendo ponderações sobre o ex-chefe e comentando a política de imigração adotada pelo governo e que separa filhos e pais imigrantes. Em seis semanas, quase 2.000 crianças foram parar em abrigos, como resultado da medida.

“Eu não gosto nada dessa política. Eu não acho que seja um caso de esquerda ou direita, é certo ou errado”, afirmou, durante entrevista concedida em um restaurante de Manhattan.

Scaramucci lembrou que vem de família de imigrantes italianos que foi bem recebida ao chegar aos Estados Unidos. “Trata-se do que os americanos acreditam, quais os valores centrais dos americanos. Não importa a idade da criança que está sendo separada dos pais, é errado.” 

Segundo ele, a medida ameaça ofuscar as “coisas boas” que o presidente está a fazendo pelo país em sua agenda econômica e na política internacional. “Tem um resultado político ruim, porque a política é baseada em emoções. As fotos [de crianças sendo separadas dos pais] são perturbadoras”, afirmou.

O ex-assessor defendeu as medidas econômicas adotadas pelo governo, como a imposição de tarifas contra produtos chineses. “Precisamos criar um sistema mais justo”, disse. 

“A China é considerada uma nação em desenvolvimento na OMC [Organização Mundial do Comércio]. Um país que pode ser a maior potência mundial nos próximos anos pode ser considerado em desenvolvimento?”

Financista de Wall Street, ele foi contratado por Trump para promover uma verdadeira caça às bruxas e identificar fontes de vazamento de informações dentro da Casa Branca. 

No entanto, ficou apenas 11 dias no cargo. Foi demitido após a divulgação de uma conversa em que questionava um repórter da revista “The New Yorker” sobre a fonte de uma notícia. 

Também disse que o ex-chefe de gabinete Reince Priebus era um “puta paranoico esquizofrênico”. 

Ele considerou que ficou surpreso com Washington, um “mundo onde as pessoas esfaqueiam umas às outras”.

“Falaram que eu era ingênuo. Mas eu não sou mais, tenho uma compreensão melhor desse mundo, de como as pessoas operam nesse mundo.”

Apesar da passagem meteórica, Scaramucci nega ter arestas a aparar com o ex-presidente. “Tenho contato com família, falei com Trump 15 vezes desde que deixei o cargo”, contou. 

O empresário também falou sobre as eleições para governadores e representantes do Congresso americano. A expectativa é que os democratas recuperem força, após o revés na disputa presidencial.

“Agora, as probabilidades estão inclinadas para os democratas, mas não é impossível que a onda azul seja bloqueada por uma muralha vermelha. Não está 100% claro que os republicanos vão perder”, afirmou.