O ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB) esteve nesta quarta-feira (14) em Curitiba, onde se reuniu com o governador Beto Richa (PSDB). Ao ser questionado, Serra desconversou sobre a possibilidade de deixar seu partido em busca de outra legenda para disputar pela terceira vez a Presidência da República, em 2014.

Estou no PSDB. Não tenho nenhum plano de sair amanhã, respondeu o tucano, que deixou claro, porém, que é candidato às eleições do ano que vem. (Candidato) à alguma coisa, certamente. Aonde não depende só de mim, alegou.

Serra e o governador também conversaram sobre os repasses federais, e o ilustre visitante criticou as ações do governo federal, afirmando que a queda das transferências da União dificulta a execução de obras e programas e a parte mais prejudicada é a população.

Um aspecto importante que quero sublinhar é a questão dos investimentos no Paraná de natureza federal. Pelo que tenho acompanhado o que está acontecendo é: o Paraná tem projetos muito importantes na área da educação, da agricultura, da saúde, pendentes de financiamento. São cerca de R$ 3,5 bilhões que precisam da autorização do governo federal. E isto tem andado muito devagar, afirmou.

O ex-governador de São Paulo também questionou o fato de o Paraná ser o quinto Estado que mais contribui em impostos federais e o 23º. a receber recursos da União. São distorções que a gente tem que ter presente porque se tratam de questões que envolvem interesse público e não o interesse de um partido, desta ou daquela pessoa, afirmou o ex-governador. Isso não se justifica, pela importância do Paraná e pelo interesse do Brasil. Não tem cabimento, completou.

Datafolha

Sobre a pesquisa divulgada no último final de semana, que colocou Serra com mais intenções de voto do que o senador Aécio Neves (PSDB/MG), o tucano se disse satisfeito. Ele também disse esperar que venha a ter espaço no PSDB para discutir outros nomes para a disputa. Sobre a possibilidade de prévias para a escolha do candidato, ele disse que cabe ao partido discutir isso. Não vejo nada de exótico fazer prévias se houver mais de um candidato, alegou.