São Paulo – O governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), disse em São Paulo, que vai procurar ter um bom relacionamento com o governo federal. “Sinceramente, vou procurar ter as melhores relações institucionais possíveis com ele (presidente). Não acredito que o governo Lula vá fazer discriminação contra São Paulo”.

Na entrevista coletiva que concedeu nessa terça-feira, Serra disse que telefonou ao presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva e desejou boa sorte para ele no novo mandato. “A boa sorte do presidente Lula significa boa sorte para o nosso povo”.

Serra criticou o baixo crescimento econômico do país dos últimos 25 anos, dizendo que o Brasil pode passar a ser estudado cientificamente no mundo todo por se manter tanto tempo estagnado.

“Somos hoje, em matéria econômica, uma raridade mundial e daqui a pouco, estou certo, objeto de curiosidade científica”. Segundo ele, o Brasil viveu 11 anos livre da inflação, mas “viveu nesse período uma sociedade com taxas muitos baixas de crescimento e índices muito elevados de desemprego”.

Para Serra, a tarefa de quem está na vida pública é “tirar o Brasil dessa armadilha, que inibe a produção, fecha fábricas, esmaga o emprego e desqualifica o mercado de trabalho”. De acordo com ele, o baixo crescimento não faz a boa distribuição de renda. “Ele redistribui apenas a pobreza e torna os necessitados clientela cativa de políticas compensatórias, justas, mas insuficientes”.

O governador eleito também disse que o PSDB vai continuar fazendo oposição ao governo, principalmente por suas diferenças políticas. “Na oposição, o PSDB vai se comportar com altivez. Nós aprendemos a ser humildes na vitória e altivos na derrota. Não somos, não fomos nem nunca seremos adeptos do quanto pior melhor na política brasileira. Diante de cada projeto de lei ou de emenda constitucional saberemos separar o que beneficia o país do que o atrasa”.
Serra disse que fará em São Paulo um governo popular, voltado para o desenvolvimento e para os setores mais necessitados do povo. “Minha pretensão política é governar bem São Paulo e ajudar o Brasil a sair desse círculo de giz da estagnação econômica”. A expectativa dele é que o governo federal possa ajudar o estado nas questões envolvendo o rodoanel e do metrô.