Franklin de Freitas – “Neblina ou nevoeiro: em qualquer circunstu00e2ncia atenu00e7u00e3o ao volante”

A tarde desta terça-feira (21) foi de visibilidade comprometida num trecho da BR-277, na Serra do Mar. A névoa intensa cobriu desde o quilômetro 40 até o 60, o que exigiu maior cuidado dos motoristas e até um alerta da Concessionária Ecovia. Mas, muitos perguntaram se o fenômeno foi neblina ou nevoeiro? E também se há diferença entre eles?

A neblina é também chamada nevoeiro ou bruma, e é causada pela suspensão de gotículas de água numa camada de ar próxima do chão. Isso significa que a neblina pode ser considerada como a formação de nuvens próximo ao solo, já que o processo constitutivo dos dois fenômenos é o mesmo: a condensação do vapor d’água.

Já o que diferencia a neblina do nevoeiro é a distância de visibilidade. O fenômeno é chamado neblina (ou névoa) se a visibilidade for superior a um quilômetro. Nevoeiro é quando a visibilidade for inferior a um quilômetro. Para ocorrer, é preciso que o solo esteja úmido.

Chuva
E solo úmido não deve faltar nos próximos dias. Uma frente fria que atua sobre o Paraná desde ontem deveria avançar sobre a Capital já nesta madrugada. Com isso, era esperado alguma chuva para a Capital neste período, com chuviscos pela manhã e de tarde.

A instabilidade, contudo, não ter grandes volumes, mas o tempo úmido deve seguir pelo menos até o sábado. As temperaturas só ficam mais baixas no final de semana.