Marcello Casal Jr/ Agência Brasil – Paulo Guedes chegou a falar em reajuste de 5%

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, indicou nesta terça-feira (7 de junho) que os servidores públicos não devem receber qualquer reajuste neste ano. A declaração foi feita em entrevista ao SBT, com Bolsonaro explicando que no próximo ano os servidores terão aumento.

O governo federal tenta encontrar desde o início do ano uma maneira de reajustr o salário dos servidores públicos, mas tem esbarrado nas limitações orçamentárias. No mês passado o ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a sinalizar com um aumento de 5% para todas as categorias do Executivo Federal, mas ao que parece nem mesmo isso será possível.

“Lamento. Pelo que tudo indica, não será possível dar nenhum reajuste para os servidores no corrente ano. Mas já está na legislação nossa, a LOA [Lei Orçamentária Anual], etc., de que para o ano que vem teremos reajustes e reestruturações”, disse Bolsonaro.

Ainda segundo o presidente, o governo deixará para depois das eleições, em outubro, a discussão de possíveis mudanças no teto de gastos públicos. Esse teto, aprovado no governo Michel Temer, determina que a maior parte das despesas não podem crescer acima da taxa de inflação do ano anterior.

“A gente vai deixar para discutir isso para depois das eleições. Você poderia tirar alguma coisa do gasto obrigatório, poderia. Você pode ver, nós tivemos excesso de arrecadação ano passado em R$ 330 bilhões. Não fizemos nada com esses recursos, foi para abater dívida interna nossa. Uma coisa ou outra você poderia mexer”, disse Bolsonaro.