Reprodução

No Brasil o mês de agosto é dedicado ao aleitamento materno. Diversas ações são realizadas com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da amamentação e os benefícios que ela traz para mães e bebês.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), menos de 40% das crianças de até seis meses de idade são alimentados exclusivamente de leite materno. O sucesso do aleitamento materno está diretamente ligado à boa orientação desde o pré-natal, e este cenário pode ser mudado com maior atenção às gestantes e lactantes, e por meio do combate à desinformação, com a disseminação sobre a importância e benefícios do aleitamento.

A recomendação é de que o leite materno seja o único alimento do bebê nos seis primeiros meses de vida. Esse ato diminui a mortalidade infantil ao reduzir a incidência de doenças infecciosas, além de diminuir processos alérgicos, melhorar o desenvolvimento intelectual e proteger contra doenças a longo prazo, como obesidade, diabetes tipo I e II e linfomas. A OMS e o Ministério da Saúde do Brasil recomendam que o aleitamento materno seja complementado até os dois anos ou mais, sem prazo para sua interrupção, podendo ser mantida enquanto for prazerosa para a mãe e o bebê.

Em 1998 o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz criaram A Rede Brasileira de Bancos de Leite humano, com foco principal na redução da mortalidade infantil. Essa iniciativa foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2001, como uma das que mais reduziram a mortalidade infantil a nível mundial nos anos 1990.

Diante de tanta importância do leite materno, e em comemoração ao Agosto Dourado, o Sesc PR irá promover, no período de 23 a 27 de agosto, uma campanha para incentivar a amamentação, a doação de leite e recipientes que são usados pelos bancos de leite para conservação e doação.

Os potes de vidro de até 500 ml e as tampas serão repassados aos bancos de leite em todo o estado. As doações recebidas serão esterilizadas e utilizadas pelo hospital para acondicionar leite humano para alimentar bebês prematuros. De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos diariamente.

O que doar?

Frascos de vidro de até 500 ml, preferencialmente com tampa plástica e tampas plásticas avulsas.

As lactantes podem doar leite, além dos frascos e tampas. O site https://rblh.fiocruz.br mostra a localização e o contato de todos os bancos e postos de coleta do Brasil, e basta entrar em contato para obter todas as informações necessárias para tornar-se uma doadora de leite humano.

Quando doar?

De 23 a 27 de agosto de 2021.

Onde doar?

Frascos e tampas: Na unidade Sesc mais próxima. Consulte pelo site www.sescpr.com.br/evento/agosto-dourado/.

Leite materno: Nos Bancos de Leite Humano ou Postos de Coleta de Leite Humano. Acesse o site https://rblh.fiocruz.br e consulte o local mais próximo.

Serviço:
Campanha de Arrecadação de Potes de Vidro
Quando: 23 a 27 de agosto
Local: Unidade do Sesc em todo o Paraná.
Mais informações pelo site www.sescpr.com.br/evento/agosto-dourado/