Segundo dados divulgados pela International Stress Management Association (Isma- BR), cerca de 70% da população economicamente ativa no Brasil apresenta sintomas de estresse. Entre os mais comuns – e que muitos de nós já conhecemos- estão: irritabilidade, insônia, falha de memória, diminuição do entusiasmo e desorganização.

A exigência no mercado de trabalho é cada vez maior. A autocobrança, a pressão no ambiente de trabalho e fatores econômicos são decisivos quando falamos em estresse profissional. O que não nos atentamos – digo as empresas, principalmente-, é para a consequência desse conjunto de sintomas, explica Evelen Spilla, diretora da WED Consultoria, especializada em saúde e qualidade de vida in company. 

De acordo com a especialista, os sintomas acima são apenas alguns, diretamente relacionados ao ambiente profissional, que, quando não tratada devidamente, evolui para a Síndrome de Bournout e, em alguns casos, para o afastamento do profissional. 

Para Evelen, o segredo está em ‘equilibrar’ funções e ter transparência na relação empresas x colaborador. Os profissionais acumulam atividades porque se sentem testados pelas empresas, em produzir o máximo que pode. O ideal é haver espaço para diálogo e transparência na relação.

O que se deve analisar é: para cada funcionário afastado por estresse, são em média 20 dias de ausência. O que faz a gestão mudar. É necessário contratar mais um profissional – estamos falando de um afastamento no caso -, aumentar custos – porque não se pode demitir o afastado – e dedicar tempo inicial ao treinamento deste recém-chegado. Quando a prevenção seria muito mais eficaz. Como estar atento ao comportamento dos profissionais, por exemplo. Qualquer mudança merece cuidados, completa Evelen. 

Veja a seguir os sintomas iniciais e evoluídos e esteja atento ao seu quadro de colaboradores. Afinal, todos nós possuímos limites, finaliza Evelen. 

 

Sintomas iniciais

Dificuldade para ações rotineiras

Irritabilidade

Indecisão

Desorganização

Insônia

Sono agitado

Falta de concentração

Falha na memória

Diminuição do entusiasmo

Sensação de monotonia

Sintomas evoluídos

Cansaço

Ganho ou perda de peso

Má digestão

Prisão de ventre ou diarreia

Gases

Gastrite

Úlcera

Baixa imunidade

Infecções

Gripes

Herpes

Aumento da pressão arterial

Derrame

Infarto

Dores de cabeça

Dores musculares

Dores na coluna