(Foto: Marcos Solivan/UFPR/Arquivo)

A 1ª fase do Vestibular 2019/2020 da Universidade Federal do Paraná acontece neste domingo (27). Ao todo 38.453 candidatos se inscreveram para o processo seletivo. O Vestibular 2019/2020 da UFPR oferece 5.628 vagas de graduação para ingresso em 2020, distribuídas em 129 cursos, considerando opções de turno e habilitações. As provas serão realizadas em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo.

O curso mais concorrido é Medicina Curitiba, com 59,07 candidatos por vaga, seguido de Medicina Toledo, 56,88 candidatos por vaga, Psicologia 26,08 candidatos por vaga, Medicina Veterinária Curitiba com 21,77 candidatos por vaga e Direito Matutino, com 18,05 candidatos por vaga

Cotas: 50% das vagas são destinadas à concorrência geral e 50% para quem fez o ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme prevê a legislação sobre o assunto. Essa parcela das vagas é dividida em dois campos de concorrência: o de candidatos de baixa renda e o de concorrentes com qualquer renda. Esses campos, por sua vez, abrangem, cada um deles, listas de concorrência às vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Saiba mais em http://portal.nc.ufpr.br/PortalNC/PublicacaoDocumento?pub=111

VEJA SETE DICAS IMPORTANTES PARA QUEM VAI FAZER A PRIMEIRA FASE DO VESTIBULAR NESTE DOMINGO

1) A prova tem duração de cinco horas e 30 minutos, com início às 14h – os portões abrem às 12h40 e fecham às 13h30.2) 

2) O candidato deverá levar o material – lápis, apontador, caneta esferográfica transparente escrita grossa de tinta preta e borracha – sem qualquer tipo de anotação.

3) É permitido se alimentar no local de prova, desde que os alimentos não causem ruídos ou odores que atrapalhem a concentração dos demais candidatos. As embalagens dos alimentos poderão ser submetidas, a qualquer tempo, a inspeção de segurança.

4) O candidato não pode usar lapiseira e nem corretivos.

5) Nada de celular ou outro aparelho eletrônico.

6) Durante a realização das provas, o candidato só poderá levar líquidos se a garrafa for transparente e sem rótulo.

7)  Conteúdo: 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais, divididas em Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano); Português (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira); Filosofia e Sociologia.

Datas importantes

27 de outubro – divulgação do gabarito provisório no portal do NC após 21h30
13 de novembro – convocação dos aprovados na primeira fase para a segunda etapa do vestibular
24 e 25 de novembro – provas da segunda fase (dia 24 – prova de compreensão e produção de textos; dia 25 – provas específicas e de habilidades específicas).
10 de janeiro de 2020 – data provável para a divulgação do resultado final do vestibular