A receita nominal do setor de serviços no Paraná aumentou 4,6% em junho de 2013 no confronto com junho de 2012, frente crescimento de 8,6% para o Brasil, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É considerado na pesquisa o segmento empresarial não financeiro, excluindo-se os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado. 

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) registrou que o desempenho paranaense foi puxado pelos serviços prestados às famílias (6,8%), serviços de informação e comunicação (5,6%) e serviços de transportes e correio (4,2%). 

No acumulado do primeiro semestre de 2013, os serviços prestados no Estado apresentaram expansão de 7,6%, ante acréscimo de 8,4% na média nacional. As principais contribuições positivas vieram das atividades de serviços prestados às famílias (10,9%), serviços de transportes e correio (10%) e serviços de informação e comunicação (6,4%). 

ACUMULADO – No indicador acumulado em 12 meses, anteriores a junho de 2013, o setor de serviços regional apresentou ampliação de 9,6%, contra evolução de 8,9% para o País. Os principais destaques nesse tipo de comparação foram os serviços prestados à família (13,7%), serviços de transportes e correio (12,4%), serviços de informação e comunicação (7,5%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (5,9%). 

Ana Silvia Martins Franco, técnica do Núcleo de Macroeconomia e Conjuntura, do Ipardes, avalia que essa expansão no Paraná denota maior disponibilidade de renda da população. O bom desempenho do agronegócio, aliado ao aquecimento do mercado de trabalho regional, segue gerando empregos com maiores rendimentos, especialmente no interior do Estado, afirma Ana Silvia.