Pedro Ribas/SMCS

A Superintendência de Trânsito (Setran) implantou a legenda “VIRE” no pavimento de 72 cruzamentos da cidade. Pintada em faixas em que a conversão é obrigatória, a sinalização horizontal é um reforço às placas indicativas já existentes para a informação e orientação aos motoristas.

“Deixar de fazer a conversão obrigatória é uma prática que irrita muito o motorista curitibano e pode provocar colisões. Tentamos deixar ainda mais clara a mensagem nos cruzamentos mais movimentados da cidade”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

A medida de conversão obrigatória é definida a partir de estudos de engenharia de trânsito, baseados em análises de fluxo de veículos. “É uma das formas de organizar melhor o trânsito e evitar a formação de congestionamentos”, afirma a superintendente.

Em alguns cruzamentos, além das placas de sinalização vertical usuais, há outras diagramadas logo abaixo dos semáforos para orientar o motorista sobre a forma correta de proceder. É o caso das ruas Mariano Torres e João Negrão.

“Respeitar o outro, seja ele motorista, ciclista ou pedestre, e as leis de trânsito, contribui para menos confusão, menos irritação e para a melhor organização do espaço urbano, para o uso de todos”, acrescenta Rosangela.

Infração de trânsito
O motorista que não fizer a conversão obrigatória pode ser multado por desrespeito à sinalização, conforme estipulado pelo artigo 185 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Deixar de conservar o veículo na faixa a ele destinada pela sinalização de regulamentação, exceto em situações de emergência, acarreta uma infração de trânsito de natureza média, com a perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 130,16.