Com mais de quatro bilhões de torcedores espalhados por vários países, o futebol é o esporte mais popular do mundo. Só para você ter uma ideia, o público global de telespectadores que assistiu a pelo menos um minuto da cobertura do Mundial da FIFA na edição de 2018 totalizou 3,262 bilhões, sendo que, desse total, 309,7 milhões de pessoas assistiram aos jogos por meio de plataformas digitais (através de serviços de streaming).

Mas há alguns problemas relacionados ao streaming de jogos de futebol, como limitações por georestrição, bloqueando vários conteúdos dependendo da sua região, além de riscos relacionados à falta de segurança da rede.

Só que você não precisa se preocupar com isso porque, nesse guia, nós vamos mostrar métodos eficientes de ultrapassar essas limitações.

O que são as georestrições?

Georestrição é a restrição de certos conteúdos por base em exclusões geográficas. Cada dispositivo conectado à internet (como seu PC, smartphone, tablet etc.) tem um endereço de IP (Internet Protocol), que serve como sua identificação, mostrando inclusive sua localização geográfica.

Assim, se um conteúdo é restrito para o Brasil, ao detectar o IP do seu dispositivo e verificar que ele está localizado no país, seu acesso a ele será limitado.
A maioria dos canais de transmissão de futebol sofre restrições geográficas, o que significa que não ficam disponibilizados em certas regiões.

Cada website usa técnicas diferentes para identificar a localização dos visitantes; alguns usam fusos horários para identificar de onde o visitante está acessando o site; mas, como esse método é muito fácil de ser burlado, então muitas plataformas usam o endereço IP para determinar a localização exata da origem das visitas.

A justificativa das plataformas de streaming para essas restrições é a de que os proprietários: dos conteúdos que elas transmitem possuem os direitos autorais e, por essa questão, há limitações por conta desses direitos em determinadas localidades.

Os principais eventos de futebol
O futebol é o esporte com o maior alcance global, com imensos patrocínios e investimentos para transmissões e, claro, arrecadações bilionárias. A receita total da Copa do Mundo da FIFA de 2014 foi de US$4,83 bilhões e, em 2018, atingiu a marca de US$6,1 bilhões.

Esses são apenas alguns números que indicam a imensa popularidade e o alcance massivo do esporte, e o quanto as plataformas digitais de streaming facilitam e dinamizam o acesso a esses conteúdos.

Além da Copa do Mundo de Futebol (FIFA Worldcup), dá para citar outros grandes eventos de impacto para o esporte, como a espanhola La Liga, a francesa League 1, a italiana Serie A, a alemã Bundesliga, a UEFA Champions League, a Copa das Confederações, a Copa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América e, é claro, o Campeonato Brasileiro (o Brasileirão).

Há também vários campeonatos continentais, regionais, nacionais e locais de grande impacto para os times de suas localidades.

Questões relativas ao streaming de futebol
Assistir transmissões de futebol por meio de plataformas de streaming não é algo isento de problemas; além das georestrições, há o problema dos comentários e narrações feitas em outros idiomas.

Acompanhar uma partida de futebol sem uma narração na sua linguagem limita o entusiasmo com o jogo, principalmente porque você não consegue entender o que o comentarista diz. Assistir a um momento acalorado em um jogo de futebol em árabe tem suas emoções próprias, mas nada se compara a assistir a um jogo sendo narrado em um idioma que você consegue entender.

Conseguindo contornar essas restrições de conteúdo, as chances de encontrar transmissões de partidas de futebol no seu idioma aumentam consideravelmente – independente do local onde você estiver.

Restrições de conteúdo durante suas viagens
Imagine comprar uma assinatura para a ESPN e viajar para a China. Ao se deslocar, mesmo temporariamente, seu dispositivo “adota” um novo endereço de IP compatível com sua nova localização. Ou seja, se o pacote que você comprou tiver restrições na China, você não vai poder acompanhá-lo.

As regras de georestrição se aplicam durante suas viagens porque o endereço de IP do seu dispositivo é alterado de acordo com a localização de cada rede de internet com a qual você se conecta.

Independente de estar com um dispositivo em uma localização fixa ou viajar bastante com ele, há uma ótima ferramenta que pode burlar essas restrições de modo muito satisfatório.

A utilidade de uma ferramenta VPN
O melhor recurso que você pode ter para superar todas essas limitações de conteúdo é uma VPN. VPN é a sigla para Virtual Private Network, ou “Rede Virtual Privada”. Elas funcionam como uma rede “acima” daquela fornecida pelo seu provedor de internet (exemplo).

Ao escolher um bom aplicativo VPN, você terá acesso a várias funcionalidades muito interessantes, como a possibilidade de alterar o endereço de IP do seu dispositivo para outras localidades. Assim, se o campeonato que você quer assistir tem restrições no Brasil, basta alterar o IP da sua máquina para o de um país onde esse campeonato não sofre restrições.

Além disso, esses aplicativos VPN impedem a redução da velocidade da sua conexão, o que, muitas vezes, é feito pelo próprio provedor. Isso ajuda a evitar aqueles terríveis travamentos em serviços de streaming, que são o verdadeiro pesadelo de qualquer pessoa que consome conteúdos digitais.