Pedro Ribas/SMCS

Termina nesta sexta-feira (29/3) o prazo para os vendedores ambulantes cadastrados na Prefeitura de Curitiba renovarem as autorizações que permitem a venda de produtos nas ruas da cidade.

Para renovar a permissão, o ambulante deve se dirigir até o Núcleo de Urbanismo, que fica na Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa, e apresentar a cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e o crachá original. Para os vendedores de alimentos é preciso apresentar também o certificado do curso de manipulação de alimentos atualizado.

O vendedor que não possui a autorização, ou estiver com o prazo vencido, pode ter as mercadorias apreendidas, caso seja abordado durante uma fiscalização.

Atualmente existem 1.262 ambulantes cadastrados na Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) e até agora menos da metade destes ambulantes renovou a autorização.

As irmãs Taline e Suliane Rodrigues, vendem frutas no Centro da cidade há 8 anos, sempre no mesmo ponto. “Compramos nossas frutas na Ceasa e só de morangos vendemos em média 100 caixas por dia”, diz Taline.

Suliane conta que com os lucros da barraca ela paga o aluguel, conseguiu comprar um carro e pagou a faculdade de estética e cosmetologia. “Me formei em dezembro do ano passado e pretendo trabalhar na minha área, mas a barraca vai continuar”, diz. As irmãs ainda não renovaram a autorização, mas estão atentas ao prazo.

Já dona Cristina Isaura Batista, que mantém uma barraca há 20 anos no mesmo local, também no Centro, conta que a autorização já foi renovada. “Todo ano a renovação é em março, então eu já me programo para isso”, afirma. Na barraca são comercializados óculos, bonés e mochilas. No inverno ela muda a coleção dos produtos.

Novas vagas

Quem estiver interessado em se regularizar como comerciante ambulante deve se manter atento aos prazos. Em abril será divulgado um edital com novas vagas para a região central da cidade. Já para autorizações em outros bairros, basta procurar o Núcleo de Urbanismo e apresentar o local de interesse e especificar qual mercadoria deve ser comercializada para avaliação da SMU.

Serviço

Núcleo de Urbanismo, Rua da Cidadania Matriz

Praça Rui Barbosa

Horário: das 8h às 17h (inclusive no horário de almoço).