Henry Milleo

A estufa do Jardim Botânico de Curitiba foi reaberta para os visitantes. A solenidade que marcou a entrega da estrutura renovada aconteceu na noite desta quinta-feira (7), com um show de luzes com a nova iluminação cênica e queima de fogos.

Mais de mil peças de vidro foram trocadas e 16,3 mil metros de borrachas de vedação foram substituídos. Houve recuperação das esquadrias e estruturas metálicas do piso e do mezanino, escadas e calhas. Além de limpeza interna e externa, pintura e implantação de novos corrimões.

Trata-se de uma das maiores intervenções desde a inauguração do Jardim Botânico, no início da década de 1990. Os trabalhos de revitalização da estufa começaram ainda em janeiro deste ano. Durante a interdição foi necessária a transferência das plantas que ficam na estufa. Originárias da Mata Atlântica, elas foram acondicionadas na estufa de pesquisa, que fica fora da área de visitação. Durante as obras, a estufa ficou protegida por tapumes, com ilustrações que contavam a história do Jardim Botânico e da estufa.