Valquir Aureliano – Treinamento no Senac

Um exercício simulado de abandono de prédio por causa de um incêndio chamou a atenção no Centro de Curitiba na tarde desta terça-feira (16). O exercício foi realizado nos prédios da administração regional e da unidade de ensino do Senac, localizados na Rua André de Barros. O exercício faz parte do plano de emergência da brigada de incêndio e atende à Norma de Procedimento Técnico (NPT) 17, item 5.6.3 do Corpo de Bombeiros, e será repetido nesta quinta-feira (18).

Foram tocados dois alarmes. Na sequência, a concentração de alunos e colaboradores se deu em frente ao prédio do Senac na calçada da Rua Travessa da Lapa. Cerca de 200 pessoas participaram do simulado. A ação tem apoio da Secretaria Municipal de Trânsito de Curitiba (Setran) e Corpo de Bombeiros.

Esse tipo de ação é comum. Na semana passada coordenadores, funcionários e guardas municipais de cinco regionais de Curitiba participaram da capacitação de brigada de emergência e primeiros socorros ministrada pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil.

O curso foi oferecido para servidores das regionais Matriz, Pinheirinho, Santa Felicidade, Boa Vista e Tatuquara. “Com esse curso, com demonstração prática, agora todas as administrações regionais possuem profissionais capacitados e atualizados nas informações para atender emergências”, afirmou o chefe de planejamento da Defesa Civil, Marcelo Santos.